Com empresas de todos os tamanhos sofrendo impactos relacionados ao coronavírus, as redes sociais começam a apresentar novas possibilidades e recursos para ajudar especificamente as pequenas empresas a sobreviver a pandemia.
É uma chance de explorar uma nova área e tornar o seu negócio mais visível e palpável aos consumidores. Abaixo você confere o que cada plataforma tem feito e como utilizar alguns novos recursos:
YouTube: Ferramenta de anúncio em vídeos
Não é fácil criar um conteúdo em vídeo de qualidade, especialmente para pequenos negócios que podem não ter o conhecimento necessário ou o orçamento para isso. Além disso, é claro, agora não é possível realizar uma sessão de vídeo pessoalmente.
Consequentemente, o YouTube lançou uma nova ferramenta de criação de vídeo, a “Video Builder Tool”, que permite que pequenas empresas criem conteúdo em vídeo de forma fácil e rápida gratuitamente.
A ferramenta estava em desenvolvimento há meses, no entanto, seu lançamento foi acelerado para ajudar as empresas em suas estratégias de comunicação nesse momento.
O Diretor de gerenciamento de produtos do YouTube Ads, Ali Miller, explicou a ferramenta em um blog post da seguinte forma: “É uma ferramenta beta gratuita que anima objetos estáticos, como imagens, textos e logos, com músicas da nossa própria biblioteca.”
Basicamente, os usuários podem criar e customizar pequenos vídeos (com duração de 6 a 15 segundos), que podem ser compartilhados no YouTube ou utilizados em uma campanha publicitária.
Uma das principais vantagens da ferramenta, principalmente em comparação a outros editores de vídeos gratuitos, é sua integração com o Google Ads, o que significa que os vídeos serão exibidos a um público qualificado e relevante no YouTube.
Abaixo você confere um vídeo de como a Video Builder Tool do YouTube funciona:
Pinterest Shop com mais destaque para pequenas empresas e marcas sustentáveis
De acordo com o Pinterest, às pesquisas com termos como “apoiar pequenas empresas” aumentaram 351% na plataforma, à medida em que os usuários buscam cada vez mais comprar de empresas locais, independentes e pequenas. Ao mesmo tempo, também foi observado um aumento nos termos “ecologicamente correta” e “zero resíduos”, que aumentaram 93% e 108% respectivamente.
Como resultado disso, e para coincidir com o Dia da Terra em 22 de abril, o Pinterest aumentou o número de produtos de marcas sustentáveis no Pinterest Shop. A ideia é aumentar a visibilidade dessas marcas em um momento crucial como esse e capitalizar o interesse em compras na plataforma.
Outro recurso lançado recentemente pelo Pinterest é o programa de comerciantes verificados, que permite que os lojistas exibam um selo azul no seu perfil se atenderem a determinados critérios.
Esses lojistas verificados terão acesso a uma série de vantagens como exibir seus produtos em páginas especiais como “produtos relacionados” e acesso a informações e métricas de dados como valor médio de pedido dos clientes.
Central de recursos para empresas no Facebook
Existem mais de 90 milhões de pequenas empresas no Facebook, sendo que a maioria delas gera uma receita de publicidade crucial para a rede social. Naturalmente, o Facebook sempre apoiou as pequenas empresas criando ferramentas específicas para ajudar o sucesso dessas marcas na sua rede.
Agora, com a crise do COVID-19, o Facebook lançou o “Business Resource Hub” para ajudar aquelas empresas afetadas pela pandemia. A ferramenta de acesso gratuito possui um “kit resiliência” que contém informações e dicas sobre como evitar as interrupções no seu negócio e um “guia de ação rápida” para ajudar na coordenação de atividades.
Além disso, o Facebook também forneceu as empresas uma série de recursos gratuitos para ajudá-las na comunicação relacionada ao COVID-19 como mensagens simples de agradecimento ou com informações sobre o funcionamento da empresa.
Adesivo do Instagram para pequenas empresas
O Instagram também lançou um novo recurso para ajudar pequenas empresas nas suas vendas. Nesse caso são novos adesivos para usar nos stories na forma de cartão de presente, pedido de comida e arrecadação de fundos.
Isso significa que, mesmo que os consumidores não possam ir até o local eles ainda podem apoiar a empresa fazendo pedidos e compras que podem ser retirados posteriormente ou ajudando com doações.
Ao clicar nos adesivos, os consumidores são direcionados a sites onde podem finalizar o seu pedido ou realizar a sua doação. Eles também podem compartilhar os adesivos nos seus próprios stories, caso queiram apoiar algum comércio local. De acordo com o Instagram, os novos adesivos devem ser disponibilizados primeiramente no Canada e EUA antes do mundo todo.
O principal objetivo desse novo recurso é aumentar a visibilidade das pequenas empresas e ampliar as possibilidades de ganho durante a pandemia. Mesmo que os clientes saibam que uma empresa tem perfil no Instagram, eles podem não saber das diferentes formas que podem apoiá-las online nesse período.
Esses recursos visam ajudar pequenas empresas a se manterem na ativa durante o período da pandemia do COVID-19 e podem ser a chave para manter o seu negócio de pé até que tudo se normalize. Que tal utilizar alguma delas no seu e-commerce?
Fonte: Econsultancy