Pequenos negócios e as redes sociais

Pequenos negócios e as redes sociais

Com o passar do tempo as mídias sociais evoluíram de um lugar onde apenas compartilhávamos coisas engraçadas e mantínhamos contato com amigos antigos da escola, para uma parte indispensável da nossa vida diária.  E, se você é responsável pelo marketing do seu negócio, também se tornou uma ferramenta valiosa.

Muitas empresas utilizam as redes sociais para desenvolver a sua marca e alcançar novos consumidores. Contudo, empresas com tempo e recursos limitados costumam deixar as mídias sociais de lado. Essas empresas geralmente são as que mais tem a ganhar com uma forte presença nas redes sociais.

Abaixo listamos cinco motivos para pequenos negócios investirem nas redes sociais:

 

1 – É de graça

Se o seu orçamento é limitado, esse motivo sozinho seria o suficiente para começar a usar as redes sociais. Criar uma conta custa apenas alguns minutos do seu tempo, e o mesmo vale para acompanhar e atualizar.

Mesmo que você não atualize as suas páginas com grande frequência, só o fato de ter uma página já aumenta a visibilidade da sua marca. 61% dos jovens usam as redes sociais para encontrar novos lugares para ir, e 52% de todos os consumidores dizem que comentários positivos os deixam mais propensos a visitar um negócio local. Isso quer dizer que os seus clientes precisam conseguir te achar, e isso não custa nada.

É claro que, se você tiver um orçamento para isso, cada plataforma oferece anúncios pagos que te ajudam a alcançar mais clientes em potencial e aumentar a sua presença social.

 

2 – Te ajuda a alcançar novos clientes

Uma das dificuldades ao começar a usar as redes sociais é atrair seguidores. Afinal, nem mesmo seus clientes fiéis sabem ainda da existência da sua página. Contudo, convidar as pessoas a curtirem e seguirem a página da sua empresa nas redes sociais deve garantir um bom número de seguidores em algumas semanas.

Em seguida, se as suas atualizações forem interessantes e regulares, alguns seguidores vão começar a compartilhar com os seus amigos, e isso irá atrair novos seguidores que poderão compartilhar com os amigos deles.

 

3 – Traz personalidade ao seu negócio

Além de levar o seu negócio para um público maior, as redes sociais te dão a oportunidade de mostrar aos seus clientes o dia-a-dia dentro da sua empresa. Nem tudo o que você posta precisa ser “certinho”, mostrar um pouco de personalidade é uma ótima forma de se conectar com os seus seguidores.

Veja o exemplo do Café Little Amps, ao invés de só anunciar que iriam fechar mais cedo, eles compartilharam uma foto de seus funcionários com uma frase explicando o que estava acontecendo.

Posts como esse costumam ser mais interessantes para os clientes e também tendem a gerar mais engajamento do que os posts “profissionais”.

 

4 – Ajuda a criar relações

Como dono de um pequeno negócio, você tem muitas oportunidades de criar engajamento com seus clientes. Graças as redes sociais, você pode fazer isso até mesmo com a sua loja fechada.

Consumidores satisfeitos podem escrever comentários sobre as suas lojas favoritas online, e só o fato de agradecer por esse comentário é uma ótima forma de criar um relacionamento com pessoas que te apoiam.

 

5 – Saiba a visão dos seus clientes

Conforme você cria uma relação com seus clientes, muitos vão deixar comentários e avaliações na sua página. Contudo, nem todos serão 100% positivos, alguns serão de clientes que acreditam que melhorias possam ser feitas. Mas ao contrário do que possa parecer, esses comentários podem ser úteis para o seu negócio.

Então, ao invés de ignorar um feedback negativo nas redes sociais, veja-o como uma oportunidade de prestar um excelente serviço ao cliente e, possivelmente, ter novas ideias.

Se o seu pequeno negócio não está ativo nas redes sociais, é hora de começar. Plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram são extremamente úteis para alcançar novos clientes, mostrar personalidade, construir relações e conseguir um feedback relevante, tudo de graça.

 

Fonte: WebPageFX

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