As 5 pragas do e-commerce (e como evitá-las)

A indústria do e-commerce teve um crescimento massivo nos últimos anos. Novas ferramentas tornam o acesso fácil para iniciantes, assim como os marketplaces ajudam novos empresários a vender para o mundo todo.

As 5 pragas do e-commerce

Estamos em um período em que qualquer pessoa pode começar a vender online, e se torna necessário lembrar esses novatos, assim como alguns veteranos, que existem alguns erros que devem ser evitados no seu negócio. A seguir listamos 5 erros que devem ser evitados a qualquer custo. Sem esses erros você assegura que a sua loja cresça como um negócio forte e te conduza ao sucesso.

 

Confira as 5 pragas do e-commerce:

 

Falhar em oferecer um diferencial

O que diferencia a sua loja das demais? Porque os clientes devem ir a sua loja comprar seus produtos? Com mais de 200 mil lojas ativas por ai você precisa “brilhar”. Mas muitos varejistas não conseguem aderir a essa ideologia. Existem algumas formas de identificar o que torna a sua loja melhor do que as outras:

 

– Conheça a sua seleção de produtos e enfatize isso

– Valorize o seu serviço de atendimento ao cliente e divulgue isso

– Ofereça uma garantia de preço em todos os produtos

– Considere criar um programa de bônus ou de lealdade

 

Usar imagens ruins

Direto ao ponto: uma imagem ruim não serve pra nada. Os clientes não gostam de abrir a página de um produto e encontrar imagens em baixa resolução que não dão uma ideia real de como o produto é. Os clientes não são capazes de ver e sentir o produto, você tem que trazer essa experiência através de boas imagens e vídeos sobre o produto.

 

– Utilize imagens de alta resolução

– Adicione mais de uma imagem, mostrando vários ângulos do produto

– Use ferramentas de zoom, assim o cliente poderá ver os detalhes e conferir a qualidade do produto

– Adicione vídeos sobre o produto e seu uso

 

Falta de confiança do cliente

Normalmente os consumidores já são bem cautelosos em comprar online graças aos numerosos vazamentos de dados e falhas de segurança que ocorrem. Eles precisam ter certeza que as informações estarão seguras ao comprar na sua loja. Se você não oferece essa segurança, além de um bom atendimento ao cliente, não espere que eles irão confiar na sua marca.

 

– Utilize protocolos de segurança na sua loja

– Mostre aos seus clientes que a loja é segura

– Ofereça uma forma gratuita de atendimento ao cliente

– Ofereça um chat em tempo real

 

Checkout ruim

É um trabalho duro conseguir trafego para uma loja online, então não arruíne isso oferecendo um checkout longo e confuso. Ao invés disso permita que seus clientes finalizem as compras com apenas alguns cliques, permitir logins com redes sociais e checkouts como convidados são uma boa opção. Um checkout mais rápido também ajuda a diminuir o abandono de carrinho.

 

– Ofereça checkout como convidado

– Ofereça checkout utilizando o cadastro das redes sociais

– Permita que os clientes atualizem e editem o carrinho de compras

– Mostre o custo do frete durante o checkout

– Permita que os clientes salvem o carrinho para continuar a compra mais tarde

– Ofereça o checkout em uma página

 

Dificultar as devoluções

A sua política de trocas diz muito sobre o seu e-commerce. Mais de 65% dos clientes consulta a política de devolução e trocas de uma loja antes de decidir realizar uma compra. Se a sua política de trocas e devoluções é confusa ou muito complicada você pode perder consumidores. Realizar mudanças simples na sua política de trocas e devoluções pode resultar em ondas de vendas e aumento na lealdade dos seus clientes.

 

– Faça um guia simples sobre as trocas e devoluções

– Não dificulte a troca ou devolução de um produto

– Ofereça frete grátis para a primeira troca

– Adquira um sistema de automação para agilizar as trocas

 

Fonte: True Ship

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