Se você utiliza muito as redes sociais com certeza já se deparou com as Hashtags, uma palavra precedida pelo símbolo # (cerquilha ou jogo da velha). Extremamente populares no Twitter e Instagram, as hashtags são utilizadas para caracterizar conteúdo ou classificar posts nas redes sociais.
Elas funcionam como um filtro de assuntos, a hashtag é uma palavra-chave que ao ser combinada com o símbolo # se transforma em um hiperlink que pode ser incluído em motores de busca na internet, como o Google. Dessa forma, é possível encontrar posts de diversas pessoas e saber o que elas compartilharam ou falaram sobre determinado assunto.
Utilizar as hashtags é uma maneira fácil, simples e prática de agrupar diferentes posts sobre um mesmo assunto. Quando elas são utilizadas o seu conteúdo fica disponível para qualquer pessoa que clicar naquela hashtag ou fizer uma busca sobre ela. Por isso é importante deixar os posts da sua empresa em modo público nas redes sociais, pois assim qualquer pessoa poderá ter acesso ao conteúdo através das hashtags, mesmo não sendo um seguidor, isso amplia o poder de alcance da sua publicação.
Um ótimo exemplo de uso de hashtag é o reality show Master Chef, o episódio final da segunda temporada gerou mais de 1 milhão de posts com a hashtag oficial do programa #MasterChefBR. O engajamento nas redes sociais se transformou na maior aliada da atração, e mesmo quem não assistia ao programa sabia do que se tratava.
Surgimento
As hashtags surgiram na rede IRC para categorizar os grupos de bate-papo no final dos anos 1990, porém elas se popularizaram a partir 2009 no Twitter. Nesse ano elas foram transformadas em hiperlinks e passaram a funcionar como mecanismo de pesquisa, porém já estavam inseridas no Twitter desde 2007.
Em 2010 o Twitter criou os Trending Topics, um mural na página inicial dos usuários que mostrava as hashtags mais comentadas do dia. É possível ver as mais comentadas no mundo ou filtrar por região.
Em junho de 2014 o termo foi oficialmente incluído no dicionário Oxford de língua inglesa devido ao seu uso amplo, sendo definido como:
hashtag n. (nas mídias sociais de sites e aplicativo) uma palavra ou frase após uma cerquilha, usado para identificar mensagens relacionadas a um tópico específico; (também) o próprio símbolo da cerquilha, quando utilizada desta maneira.
Hoje, além do Twitter, as hashtags podem ser utilizadas no Instagram, Facebook, Google+, Pinterest e YouTube.
Trending Topics
Existem algumas hashtags que são bem mais populares do que outras, mas isso não é motivo para encher o seu post de hashtags aleatórias. É preciso utilizar termos que estão de acordo com o conteúdo que você está postando, caso contrário a sua publicação ficará perdida e poderá até ser considerada como spam.
Lembre-se que a hashtag é a palavra-chave do seu conteúdo, se você está falando sobre alimentação saudável você pode usar hashtags como #saúde #dieta #vida #fitness #corpo #dicas e etc. Crie uma hashtag que represente a sua marca e incentive os seus seguidores a usá-la nas publicações relacionadas ao seu negócio.
Uma boa forma de analisar a popularidade de uma determinada hashtag é o site Hashtags.org, que mostra a quantidade de vezes que ela foi usada nas últimas 24h, além de mostrar hashtags relacionadas. O site Hashtagify também é uma boa opção.