Nova atualização do Facebook pode prejudicar páginas

por Shoppub

Todo mundo que possui uma página no Facebook já deve ter percebido que o alcance orgânico das publicações decaiu com o passar dos anos. E isso pode piorar ainda mais caso o Facebook coloque em prática uma atualização que andou testando nas últimas semanas.

Nova atualização do Facebook pode prejudicar páginas

Atualmente, uma das únicas formas de realmente fazer a sua marca alcançar as pessoas é gastando com anúncios e postagens impulsionadas. Mas, mesmo assim os resultados podem não ser tão bons quanto o esperado.

Nas últimas semanas o Facebook realizou alguns testes que modificam a forma como seus usuários visualizam o feed de notícias, dando ainda mais prioridade a postagens de amigos do que de páginas.

A novidade veio através do Feed de Exploração, esse feed normalmente mostra publicações de páginas que o usuário não curtiu baseado nos seus gostos e assuntos do momento, com a intenção de manter ele por mais tempo na rede social.

Porém, em alguns países essa atualização foi diferente, com usuários do Facebook no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja tendo o seu feed de notícias principal com apenas postagens de amigos e o feed de exploração reservado para as páginas que curtem e todo o resto de publicações recomendadas e anúncios.

Resumindo, as páginas desses países viram o seu alcance orgânico cair drasticamente. Se efetivada, essa mudança obrigaria as páginas a gastarem cada vez mais para conseguirem alcançar o seu público no Facebook.

Após as informações sobre esse teste vazarem para a impressa e gerarem uma grande preocupação da comunidade que utiliza páginas no Facebook, a rede social emitiu um comunicado especial esclarecendo os fatos.

De acordo com Adam Mosseri, diretor responsável do projeto, “Nós sempre ouvimos o que nossa comunidade nos diz sobre como podemos melhorar o Feed de Notícias. Os usuários falam que querem uma maneira mais fácil de visualizar as postagens de seus amigos e familiares. Estamos testando um espaço separado para as pessoas verem postagens de amigos e familiares e outro, chamado Explore, com postagens de páginas”.

O objetivo desse teste é para entender se os usuários realmente preferem ter esses espaços separando o conteúdo pessoal de um conteúdo público.

Apesar dos testes nesses países, o Facebook garantiu que não existe previsão para que isso seja mudado no mundo todo ou se será uma atualização realmente efetivada. Por enquanto essa mudança fica apenas no teste.

Artigos Relacionados