Live no Instagram: 4 dicas para iniciantes

por Shoppub

Você tem pensado muito em fazer uma live no instagram, mas ainda não sabe exatamente como começar e como atrair seus seguidores? Esse pensamento tem sido comum em muitas pessoas durante esse período de isolamento social, isso porque as lives se tornaram uma boa forma de comunicação e interação com o público, atraindo bons números para as marcas e artistas que as fazem.

Live no Instagram: 4 dicas para iniciantes

Os vídeos ao vivo são uma das formas mais rápidas e simples de criar um relacionamento com o seu público. As lives no instagram oferecem aos seguidores a oportunidade de interagir com você, tirar suas dúvidas em tempo real e viver aquela experiência conforme ela acontece.

O Instagram se mostra como uma das melhores plataformas para realizar uma live e existem algumas razões para isso:

  • Os usuários gastam em média 53 minutos por dia consumindo conteúdo nas suas contas;
  • Um em cada cinco stories postados por uma empresa resulta em uma mensagem direta;
  • 83% dos usuários descobrem novos produtos ou serviços na plataforma.

Quando você faz uma live no instagram, o seu perfil vai aparecer nas primeiras posições dos stories, trazendo visibilidade e prioridade nas visualizações dos seus seguidores.

Os replays das lives também ficam separados dos stories, portanto, quando um usuário visualiza um story ele pode encontrar suas lives anteriores com mais facilidade. Essa funcionalidade também se aplica aos destaques. 

Além disso, o Instagram permite que você comece uma live de qualquer lugar e a qualquer momento com o simples toque de um botão. Porém, muitos seguidores vão acabar assistindo a sua live bem depois que ela for ao ar, então é importante estruturar sua transmissão como se fosse uma produção de um vídeo normal.

Agora, vamos ver algumas dicas de como você pode fazer isso:

#1 Dicas para melhorar a transmissão da sua live no instagram

Com um bom planejamento você consegue criar mais oportunidades de engajamento na sua live no Instagram. Tente algumas das dicas abaixo para melhorar a sua transmissão:

Crie uma conta para praticar

Se você nunca fez uma live, é possível que você se sinta completamente perdido antes de clicar no botão iniciar.

Nesses casos, é interessante criar uma conta falsa para praticar. Essa conta alternativa permite que você ensaie o quanto quiser e ajuste suas configurações de áudio, vídeo e iluminação até ficar satisfeito com o seu vídeo final. 

Pratique, finja que está falando com seu público, passe a sua mensagem e depois analise o que funcionou e o que precisa melhorar. Não se esqueça de salvar essas transmissões de prática clicando no botão download no canto superior esquerdo quando a live terminar.

Prepare seu smartphone para a live

Lembre-se de ativar a opção “Não perturbar” do seu telefone antes de começar a sua live. Isso é necessário pois caso você receba uma ligação durante a live sua transmissão será interrompida e você perderá todo o engajamento que conseguiu até aquele momento, além de frustrar seus seguidores.

Outra dica é manter o seu celular apoiado em uma superfície firme, ou até mesmo utilizar um tripé para fazer a transmissão. Existem modelos de tripé básicos e bem baratos que podem ajudar muito nesse momento, mas caso você não tenha um, você pode utilizar livros ou outros objetos para apoiar o celular.

Entenda os recursos que você vai usar

Quando você começa uma live no Instagram, a última coisa que você quer é ter que lidar com problemas técnicos e funções que você desconhece. Então, antes de começar você deve se familiarizar com todos os recursos que a ferramenta de live oferece.

Por exemplo, talvez você queira filmar alguma outra coisa durante a live para mostrar aos seus seguidores. Nesse caso você deve usar o botão para mudar a câmera ao invés de fazer um malabarismo girando seu celular, criando uma transição mais fácil e natural.

Mas caso o objetivo da sua live seja gerar tráfego para algum lugar, deixe o link pronto no seu perfil para que os usuários possam acessar diretamente pelo Instagram.

Outra opção que se tornou muito popular é a live com duas pessoas. Se você quiser fazer uma live dessa forma, lembre-se que você deve entrar no ar primeiro e depois convidar o seu participante, que deve estar assistindo a live no momento do convite para aceitar.

Invista em equipamentos

Caso você pretenda fazer lives com uma certa frequência, você pode investir em equipamentos que vão melhorar a sua transmissão.

Fazer uma live pode acabar com a sua bateria rapidamente. Caso você planeje fazer uma transmissão muito longa invista em uma bateria externa/power bank ou mantenha seu celular carregando durante a live. Isso vai evitar qualquer falta de energia durante a transmissão.

Outra opção é adquirir um microfone de lapela sem fio. Normalmente em uma live utilizamos nosso próprio celular como microfone, mas caso você vá se mover muito e ficar longe do aparelho, é necessário ter algum microfone extra para continuar transmitindo seu áudio sem maiores problemas.

Esses equipamentos não são realmente necessários, mas se você estiver apostando com tudo no Instagram eles podem ser muito úteis e um bom investimento a longo prazo.

#2 Incentive as pessoas a participarem da sua Live

Por que as pessoas devem aparecer na sua live e não deixar para assistir depois? Você deve mostrar que a interação ao vivo pode trazer meios para ajudar seus seguidores.

Algumas dicas de como você pode atrair atenção para sua live:

Perguntas e respostas: Se você é especialista em algum assunto, a oportunidade de fazer perguntas ao vivo e interagir com você já será um bom atrativo para boa parte dos seguidores, sendo preferível do que consumir um conteúdo gravado que não permite interação.

Escassez: Você pode criar uma oferta ou atividade com um número limitado de vagas. Por exemplo: você vai responder as 10 primeiras perguntas que receber ou disponibilizar um cupom de desconto com uso limitado.

Tempo limitado: A atenção dos seus seguidores também pode ser alcançada com alguma oferta que dure um tempo limitado e será anunciada na live. Essa opção também pode alcançar pessoas que vão assistir ao vídeo em outro momento.

Além disso, assim que você começar uma live não espere que as pessoas apareçam para começar a sua apresentação. Vá iniciando e dando boas vindas a quem entra na live conforme forem aparecendo.

Incentive as pessoas a comentarem sobre o assunto que você está falando e vá respondendo a esses comentários durante o vídeo. Ao demonstrar que a opinião deles pode influenciar na live eles ficarão mais animados em participar.

Caso você não tenha uma grande participação durante o vídeo continue com sua apresentação normalmente. Lembre-se que mesmo assim essas pessoas podem ter algum aprendizado na sua transmissão e uma baixa participação não deve te desanimar.

#3 Promova sua Live antes da transmissão

Se você deseja que muitas pessoas saibam da sua live no Instagram, crie alguns materiais promocionais para divulgar a sua transmissão.

Você pode utilizar algumas ferramentas gratuitas para criar rapidamente imagens para o seu feed e stories, como o Canva ou o Adobe Spark.

Faça postagens informando quem, quando, onde, que horas e sobre o que você vai falar na sua próxima live, além das vantagens em participar.

Se achar necessário, você também pode utilizar esses materiais de divulgação em anúncios, alcançando um público diferente dos seus seguidores.

#4 Repost sua live e adicione nos seus destaques

Depois de concluir com sucesso a sua live no Instagram, considere direcionar mais tráfego na sua transmissão. Caso o seu vídeo tenha um conteúdo que possa beneficiar usuários além das 24 horas de duração, considere adicionar a sua live como um destaque no seu perfil ou faça o repost dela em um story.

Você também pode copiar o link da sua live e adicionar em outras mídias como e-mail e outras plataformas. Para conseguir o link, clique nos 3 pontinhos do canto inferior da tela e clique em copiar link.

Por fim, as lives devem ficar cada vez mais populares e são uma boa oportunidade de envolver efetivamente seus seguidores. Organize um plano para seu vídeo ao vivo, crie um conteúdo de qualidade e se comunique de forma mais eficaz com seus seguidores.

Fonte: Social Media Examiner

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