Como compartilhar postagens do Instagram de forma legal

por Shoppub

Você já compartilhou fotos de outras pessoas na sua conta do Instagram? Essa prática é muito comum entre os usuários da rede, e a maioria parece não se preocupar em saber se isso viola os termos de uso do Instagram ou de direitos autorais.

Como compartilhar postagens do Instagram de forma legal

Nesse post vamos falar um pouco sobre essa questão e dar algumas dicas de como compartilhar conteúdo de forma legal.

 

#1 O que as regras do Instagram dizem sobre repostar imagens de outros usuários

O fato do Instagram não ter uma opção nativa para compartilhar postagens de outros usuários faz com que muitas pensem que isso vá contra as regras da rede social.

Na verdade, isso já foi proibido. Porém, com as últimas atualizações dos termos de serviço, o Instagram definiu que os usuários seriam responsáveis por todo o tipo de conteúdo postado no seu perfil.

Os itens 7 e 8 dos termos de uso do Instagram informam quais tipos de conteúdo são responsabilidade do usuário e que eles devem estar de acordo com a lei do seu País, incluindo a lei de direitos autorais.

Isso significa que os usuários do Instagram são os responsáveis pelo conteúdo que postam na plataforma. Então, caso você publique um conteúdo que não foi criado por você, é sua responsabilidade conseguir uma autorização para usar o conteúdo no seu perfil.

Com a autorização do criador original daquele conteúdo você não precisa se preocupar em ter a sua conta bloqueada pelo Instagram por violar os termos de uso.

 

Como compartilhar postagens do Instagram de forma legal

 

#2 Porque você precisa de permissão para repostar o conteúdo de outra pessoa

O maior problema de postar conteúdo de outra pessoa está relacionado com direitos autorais. A pessoa que criou aquele conteúdo é dona desses direitos e consequentemente possui os direitos de lucro sobre aquele conteúdo. Como uma marca ou empresa, isso pode ser usado contra você legalmente caso você não tenha a renúncia de direitos autorais do criador da postagem original.

Por exemplo, se você compartilhar uma postagem que mostre seus produtos e nesse post usar uma legenda com uma call to action para venda, legalmente a receita gerada a partir dessa postagem poderá ser atribuída ao conteúdo compartilhado. Se você não tiver a permissão para fazer aquela postagem, o criador original poderá processá-lo para contestar a receita gerada.

Claro que esse seria o pior cenário possível, e a maioria das pessoas não chegaria a esse ponto. Na maioria dos casos, se você violar os direitos autorais de alguém, você receberá uma notificação pedindo a retirada do conteúdo do ar. De qualquer forma, você pode evitar esse tipo de situação se tomar as medidas adequadas para se proteger.

 

#3 Como conseguir permissão para repostar

Ás vezes não fica muito claro a forma como você pode conseguir permissão para repostar um conteúdo, mas basicamente existem dois tipos de consentimento: o implícito e o explicito.

O consentimento implícito é quando o usuário posta um conteúdo esperando que você compartilhe. Por exemplo: vamos supor que você lançou uma campanha encorajando os seus seguidores a usarem uma hashtag relacionada a sua marca. Quando as pessoas postarem algum conteúdo utilizando essa hashtag fica implícito que eles estão consentindo com o uso desse conteúdo pela sua marca.

Esse tipo de consentimento não é totalmente formal, mas te assegura de ações legais contra a sua marca. Mas o melhor consentimento continua sendo o explicito.

Esse tipo de consentimento é quando o criador original do conteúdo te dá uma permissão direta para reutilizar o conteúdo no seu Instagram. Você pode conseguir esse tipo de permissão de algumas formas.

 

Peça com um comentário: Faça um comentário na imagem que deseja utilizar pedindo a permissão do usuário. Seja simples, direto e educado. Se o usuário responder autorizando você está livre para usar o conteúdo.

 

Envie um direct: Se você prefere fazer um pedido mais discreto, utilize as mensagens diretas para entrar em contato com os usuários. Para não haver confusão, utilize o ícone de mensagem direta na imagem que você deseja utilizar. Assim você irá mostrar especificamente para o usuário qual imagem você quer a permissão.

 

Inclua uma cláusula de renúncia de direitos autorais nos seus contratos com influenciadores: Se você fechar uma parceria com um influenciador digital para criar conteúdo para a sua marca, é esperado que você possa usar aquele conteúdo na sua conta. Mas, se isso não estiver definido em um contrato, a mesma questão de direitos autorais protege o criador original do conteúdo. Toda vez que você trabalhar com alguém na criação de conteúdo inclua uma clausula de liberação de direitos autorais no contrato.

 

#4 Repostando com segurança   

Como o Instagram não possui uma função nativa de compartilhamento você precisa utilizar outros métodos para isso. Veja algumas dicas.

 

Repost for Instagram: Esse é o aplicativo mais comum para repostar no Instagram. Disponível para Android e iOS, o interessante desse aplicativo é que ele inclui uma marca pequena marca d´agua mostrando que se trata de uma repostagem.

 

Print da tela: Outra forma simples de compartilhar um conteúdo no Instagram. Faça um print da tela com a imagem que você deseja, recorte a imagem e faça a postagem. Nesses casos você deve mencionar o dono da imagem na sua legenda.

 

Conclusão

Repostar conteúdo no Instagram pode ser uma ótima forma de mostrar novos lados da sua marca e agradecer os seus consumidores. Contudo, é importante fazer isso de maneira correta para proteger a sua marca e o seu conteúdo. Seguindo as dicas desse post você evitará qualquer problema legal que possa ter por usar conteúdos de outros usuários.

 

Fonte: Social Media Examiner

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