Todo mundo que possui uma página no Facebook já deve ter percebido que o alcance orgânico das publicações decaiu com o passar dos anos. E isso pode piorar ainda mais caso o Facebook coloque em prática uma atualização que andou testando nas últimas semanas.
Atualmente, uma das únicas formas de realmente fazer a sua marca alcançar as pessoas é gastando com anúncios e postagens impulsionadas. Mas, mesmo assim os resultados podem não ser tão bons quanto o esperado.
Nas últimas semanas o Facebook realizou alguns testes que modificam a forma como seus usuários visualizam o feed de notícias, dando ainda mais prioridade a postagens de amigos do que de páginas.
A novidade veio através do Feed de Exploração, esse feed normalmente mostra publicações de páginas que o usuário não curtiu baseado nos seus gostos e assuntos do momento, com a intenção de manter ele por mais tempo na rede social.
Porém, em alguns países essa atualização foi diferente, com usuários do Facebook no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja tendo o seu feed de notícias principal com apenas postagens de amigos e o feed de exploração reservado para as páginas que curtem e todo o resto de publicações recomendadas e anúncios.
Resumindo, as páginas desses países viram o seu alcance orgânico cair drasticamente. Se efetivada, essa mudança obrigaria as páginas a gastarem cada vez mais para conseguirem alcançar o seu público no Facebook.
Após as informações sobre esse teste vazarem para a impressa e gerarem uma grande preocupação da comunidade que utiliza páginas no Facebook, a rede social emitiu um comunicado especial esclarecendo os fatos.
De acordo com Adam Mosseri, diretor responsável do projeto, “Nós sempre ouvimos o que nossa comunidade nos diz sobre como podemos melhorar o Feed de Notícias. Os usuários falam que querem uma maneira mais fácil de visualizar as postagens de seus amigos e familiares. Estamos testando um espaço separado para as pessoas verem postagens de amigos e familiares e outro, chamado Explore, com postagens de páginas”.
O objetivo desse teste é para entender se os usuários realmente preferem ter esses espaços separando o conteúdo pessoal de um conteúdo público.
Apesar dos testes nesses países, o Facebook garantiu que não existe previsão para que isso seja mudado no mundo todo ou se será uma atualização realmente efetivada. Por enquanto essa mudança fica apenas no teste.