O Carnaval é a maior festa popular no nosso país, e não é raro ouvirmos que o ano só começa depois do Carnaval. Porém, é possível aproveitar essa data para trazer visibilidade e engajamento para a sua marca, um levantamento realizado pelo Facebook mostrou que existe um aumento grande nos acessos as redes sociais no período de carnaval, e algumas marcas já estão aproveitando esse aumento de acessos.
As pessoas vão as ruas para curtir os blocos, alguns viajam, vão à praia e outros fogem da folia, mas todos continuam conectados de alguma forma. No ano passado, o Facebook e o Instagram registraram 495 milhões de interações durante o feriado. Esse aumento nos acessos é uma oportunidade para que as marcas alcancem os consumidores.
Nos dados divulgados, o que se destaca mais é a publicação de fotos e vídeos. Foi registrado um aumento de 27% nas publicações de fotos comparadas as semanas que antecedem ao Carnaval e os vídeos aumentaram 130%. Isso mostra a importância da imagem na comunicação com o consumidor e a possibilidade de atingir tanto o público que gosta da festa quanto o que não gosta.
Apesar de fazer parte da cultura brasileira, não são todas as pessoas que gostam de Carnaval. Por isso é comum ver marcas que também fazem promoções do tipo “fuja da folia” e criam campanhas exclusivas para esse tipo de cliente. Livros, filmes e viagens para casais são alguns dos produtos que podem ser explorados nesse segmento.
Ao criar uma campanha para o Carnaval é preciso ter foco no visual e nos dispositivos móveis, a mensagem deve ser divertida e trazer esse clima de festa para o consumidor. Contextualizar a sua empresa com a celebração do Carnaval deixa as pessoas mais receptivas a sua campanha. Faça uma seleção de produtos que você prevê ou sabe que vendem mais nesse período e crie posts relacionados a eles, divulgue fotos no Instagram e ofereça descontos exclusivos através das redes sociais.
O Carnaval é apenas uma época do ano para gerar oportunidades de vendas, mas é importante começar o ano gerando vendas e se fixando na memória dos seus clientes. O mobile terá um papel cada vez maior na vida do e-commerce, e esse período é ideal para investir no conteúdo móvel.
Abaixo um infográfico com os dados dos acessos mobile no Facebook e Instagram durante o Carnaval.
Fonte: Facebook para empresas