Com 300 milhões de usuários ativos por mês e 30 bilhões de fotos postadas por dia, o Instagram é uma das redes sociais de maior sucesso que existe. Essa rede é inteiramente visual, focada no compartilhamento de fotos e vídeos e atrai principalmente jovens, 90% dos seus usuários tem menos de 35 anos.
O Instagram não possui um algoritmo de compartilhamento, diferente do Facebook se um usuário acessar a sua conta ele verá todos os posts que foram feitos nas últimas horas. Devido a isso, o Instagram se tornou a plataforma ideal para muitas marcas, já que o alcance orgânico do Facebook é extremamente limitado.
Nesse artigo vamos dar 10 dicas para otimizar o Instagram para o uso no e-commerce.
1 – Sempre adicione um link ao seu perfil
O link no perfil é o único lugar no Instagram onde você pode adicionar um link clicável. Todas as outras URLs aparecem como texto. Não perca essa chance de gerar tráfego para a sua loja.
2 – Esqueça o Twitter
O Instagram oferece a possibilidade de compartilhar a sua postagem com várias redes sociais. As integrações com o Facebook e Tumblr são fantásticas. Mas a integração com o Twitter deixa a desejar pois ele não mostra uma prévia da imagem do Instagram. Os seus seguidores só verão um texto com o link da sua foto e terão que clicar no link para ver o conteúdo.
3 – Crie localizações customizadas
Você pode não conseguir adicionar um link clicável, mas você pode usar o campo de localização para adicionar um link para os usuários copiarem e usarem nos seus navegadores. Você também pode usar esse espaço para adicionar uma “call to action”, direcionando os seus seguidores para o link.
4 – Hashtags
As hashtags são uma das ferramentas mais populares para navegar pelo Instagram e encontrar novos conteúdos. Elas funcionam melhor no Instagram do que no Facebook ou Twitter. Elas podem ser desde palavras simples até uma frase. Algumas hashtags populares:
– #TBT
Abreviação de “throwback Thursday”, essa é uma hashtag usada em fotos do passado, toda quinta-feira é comum os usuários postarem fotos antigas usando essa hashtag.
– #OOTD
Essa hashtag é a “outfit of the day” ou “look do dia”. É muita usada por blogueiros e pessoas que trabalham com moda
– #nofilter
Essa hashtag é usada em fotos que não foram modificadas com os filtros do Instagram. São fotos que mostram belezas naturais e destacam as habilidades do fotógrafo.
Você pode consultar uma lista de hashtags populares nesse link.
5 – Pense “pequeno”
A maior forma de acesso ao Instagram é por dispositivos móveis. Então, a maior parte dos seus usuários estará vendo o seu conteúdo pela tela de um smartphone. Tenha em mente que qualquer texto sobrepondo uma imagem pode ser lido em uma tela pequena, e que a imagem deve ser focada em prender a atenção do seguidor conforme ele navega pelo conteúdo.
6 – Use aplicativos adicionais
Depois que você domina o uso do Instagram, você pode começar a achar que ele é um pouco limitado. Felizmente, existem muitos outros aplicativos que podem te ajudar a criar novos conteúdos e editar imagens de forma mais aperfeiçoada. Como exemplo podemos citar o Regram, Afterlight, Layout, Hyperlapse e Boomerang.
7 – Redirecione conteúdo
Conteúdo exclusivo para o Instagram é sempre a melhor opção, mas conteúdos de outras redes podem ser facilmente publicados no Instagram também. Uma boa ideia é criar versões curtas dos vídeos que você posta em outras redes. Com um programa de edição básico você pode tornar vídeos longos em clipes de 15 segundos para atrair a atenção dos seus seguidores e criar direcionamento para o vídeo completo.
8 – Seja parte da comunidade
Os comentários e curtidas no Instagram são muito importantes. Reserve um tempo do seu dia para responder e fazer comentários, procurar postagens que possam te inspirar e checar menções a sua marca.
9 – Represente os seus clientes
Repostar imagens dos seus clientes em que você foi marcado ou mencionado é uma ótima forma de fortalecer a sua marca. Essa também pode ser uma forma de mostrar a potenciais clientes como os seus produtos podem ser usados, além de aumentar a sua relação com os seus seguidores.
10 – Poste diariamente
Os perfis de maior sucesso no Instagram estão ativos diariamente. Poste pelo menos uma vez ao dia para maximizar o seu alcance.
Fonte: Practical Ecommerce