Seu e-commerce preparado para o fim de ano

Seu e-commerce preparado para o fim de ano

Já estamos quase no final de Outubro, a temporada de compras de fim de ano está próxima. Em novembro temos a Black Friday e logo em seguida temos o Natal, datas que movimentam muito o e-commerce. Além disso, algumas lojas virtuais também já realizam a Cyber Monday, liquidação que acontece na segunda-feira após a Black Friday.

Como está o planejamento do seu e-commerce para essas datas? Já está na hora de analisar o seu progresso e identificar o que falta ser programado para entregar um bom trabalho nessas datas.

 

Planejamento inicial

Provavelmente você já fez alguns dos primeiros planejamentos, senão, veja a lista abaixo e confira o que falta:

1 – Analisar o que foi feito no ano passado e o que funcionou bem.

2 – Estabelecer metas de cliques, conversões e último dia de envio.

3 – Usar essas metas e suas experiências do ano anterior para desenvolver o seu plano para esse ano, além de um plano reserva para imprevistos. Cerca de 4% das lojas virtuais enviam e-mails com pedidos de desculpas durante o final de ano, se prepare.

4 – Trabalhe com a sua equipe de tecnologia, provedor de e-mail e outros parceiros para desenvolver um cronograma para essa época.

5 – Estabeleça uma estratégia de e-mails que lembre os seus clientes da sua loja, mas cuidado para não enviar e-mails em excesso causando irritação.

 

Próximos passos

1 – Identifique clientes inativos ou pouco engajados na sua lista e realize ações para tentar engajá-los novamente.

2 – Concentre-se em conseguir novos assinantes antes das suas mensagens começarem a competir com as de outras lojas.

3 – Construa uma base de dados mais completa dos seus clientes pedindo a eles que atualizem as suas preferências, especialmente dados que possam aumentar a possibilidade de segmentação de público durante o fim de ano.

4 – Reveja seus relatórios diários, semanais e mensais para se certificar que você possa ter o desempenho esperado.

5 – Considere deixar os seus e-mails de confirmação de envio e entrega com um ar mais festivo, assim eles farão parte do trabalho para você.

6 – Crie ou atualize uma lista de emergência que inclua você e a sua equipe, além de fornecedores, para que ações rápidas possam ser feitas.

7 – Coloque-se no lugar dos seus clientes e avalie se todos os elementos do seu e-mail estão corretos, se ele é eficaz, atrativo, claro e responsivo, desde o título ao rodapé.

8 – Abra seus e-mails com diferentes contas e servidores para testar a sua aparência e funcionalidade com múltiplos aparelhos, navegadores e sistemas operacionais.

 

Pode ser divertido criar um conteúdo deslumbrante no seu e-commerce para o fim de ano, mas suas melhores ideias irão se perder se você não as direcionar para o público certo. Da mesma forma, você não conseguirá se envolver com seus clientes se tiver pouca iniciativa.

Aplicando seus esforços em elementos menos glamorosos do seu e-commerce, como dados dos clientes, performance da loja, entrega e suporte, você terá mais agilidade no trabalho durante o fim de ano.

 

Fonte: ClickZ

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