Instagram Shopping: novo recurso para vendas na rede

O Instagram liberou um novo recurso para compras online diretamente pelo seu aplicativo. Agora, os lojistas da rede podem anunciar os seus produtos nas suas publicações, exibindo preço e alguns detalhes do produto.

Instagram Shopping: novo recurso para vendas na rede

A função já existia nos Estados Unidos, mas agora foi liberada em outros oito países. Além do Brasil, também receberam a funcionalidade Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

A ferramenta funciona como uma marcação na imagem, parecida com a marcação de amigos, e não é exibida como um anúncio, mas sim como uma publicação orgânica. Se o cliente se interessar ele pode clicar na imagem para ver mais informações e ser redirecionado para a loja, onde ele finaliza a compra. Essa é uma forma natural e fácil para que os usuários encontrem novos produtos.

Essa nova funcionalidade traz a possibilidade de tornar os anúncios menos invasivos aos consumidores, já que o Instagram permite que você seja mais criativo nas suas postagens. Assim, um pet shop, por exemplo, pode postar fotos de cachorros usando as suas roupinhas ao mesmo tempo que marca o produto, e os clientes que tiverem interesse em comprar serão direcionados para a loja.

As publicações com produtos anunciados serão identificadas com um pequeno ícone de uma sacolinha de compras no canto superior direito da tela, e com um toque as informações serão exibidas. Além disso, os perfis também contarão com uma nova aba “comprar” no seu perfil, para que os usuários possam filtrar de maneira mais fácil todas as publicações com produtos a venda.

Com essa atualização o Instagram tenta transformar os perfis de lojas da sua rede em pequenas vitrines virtuais. Lembrando que a rede não tem nenhum controle sobre a venda em si e não recebe comissões.

 

Como utilizar?

Antes de começar, a sua conta deve estar autorizada a usar o recurso de compras no Instagram. Para isso, é necessário atender a alguns requisitos, como uma conta com perfil comercial e vender produtos que não violem as políticas comerciais do Instagram. Veja aqui quais são todos esses requisitos.

Com um perfil comercial ativo você terá a nova aba de compras no seu perfil e poderá marcar os seus produtos nas suas fotos. Você pode marcar até 5 produtos em publicações com uma imagem e até 20 produtos em publicações com várias imagens.

O Instagram criou uma página para orientar os seus usuários na criação desse novo tipo de postagem. Saiba mais aqui.

Dicas para começar

O Instagram também deu algumas dicas com boas práticas para utilizar o Instagram Shopping. Confira:

1 – Crie pelo menos nove publicações no Shopping em seu perfil comercial do Instagram para ativar a guia comprar para o público

2 – Marque vários produtos para ajudar seu público a explorar e navegar

3 – Use o Stories para mostrar ao público que agora é possível comprar nas publicações

4 – Aproveite diferentes formatos de compra: marque uma única imagem ou um carrossel

5 – Certifique-se de que as marcações estejam em contato com os produtos corretos, para que os consumidores saibam a qual produto se refere a marcação

Para os lojistas do e-commerce essa é uma excelente oportunidade de divulgação dos seus produtos. Possibilitando que mais pessoas descubram os seus produtos e serviços.

You may also like...