Dicas para a personalizar as suas embalagens

Dicas para a personalizar as suas embalagens

A parte mais agradável de fazer uma compra pela internet é quando o cliente recebe o produto na sua casa. No início do e-commerce, a função da embalagem era de apenas proteger o produto, garantindo que ele chegasse intacto ao seu destino. Hoje, as embalagens também se tornaram uma ferramenta de marketing, expandindo a experiência de compra do cliente.

Todo o contato que o cliente teve com a loja, até aquele momento, foi pela internet, e a embalagem se torna o primeiro contato físico que o cliente tem com a sua loja. O período após a finalização da compra é preenchido pela ansiedade do recebimento, e a empresa pode utilizar o momento do recebimento como uma forma de surpreender e valorizar o cliente.

 

A cara da empresa

A embalagem pode ser usada para integrar o cliente ao universo da loja, deixe a sua embalagem com a cara da sua empresa. Dê destaque para a sua logomarca e utilize embalagens que possuam as mesmas cores que você utiliza na sua loja. Pode ser mais barato enviar os produtos em caixas pardas de papelão, mas para alguns clientes essas embalagens não são nada atraentes e não demonstram preocupação da loja em agradar e se aproximar de seus clientes.

Caso você não possua muitos recursos para investir em embalagens personalizadas, uma boa ideia é comprar embalagens em grandes quantidades para diminuir os custos. Compre embalagens com as cores da sua empresa e faça adesivos com a sua logomarca para serem colados nas embalagens, assim você irá criar uma embalagem diferenciada e com poucos gastos.

 

Segurança do produto

A segurança do produto deve ser sempre priorizada, então pode não ser possível mandar sempre em uma embalagem personalizada. Se for o caso, você pode enviar o produto com uma embalagem interna.

Embale o produto em um papel colorido ou com uma caixinha diferenciada, você também pode usar fitas e cordões. Após isso você poderá colocar o seu produto em uma embalagem mais segura envolta em plástico bolha, sacos de ar, isopor e etc.

Um caso interessante é o da loja de roupas Chico Rei, que envolve os seus produtos em pôsteres feitos em papel pardo que podem ser coloridos pelos seus clientes.

Dicas para a personalizar as suas embalagens

Brindes

Nada surpreende mais o seu cliente do que ele encontrar algo além do produto que comprou ao abrir o pacote. Incluir brindes na embalagem traz uma sensação de surpresa e de que a empresa pensou naquele cliente.

Algumas lojas costumam incluir cupons de desconto, outras enviam até balinhas para os seus clientes. É possível ser bem criativo nesse quesito, sempre levando em conta que o brinde também deve representar a sua empresa.

Chaveiros, um kit de caneta/lápis e bloquinho de anotações personalizado, porta copos, adesivos e marcadores de página são algumas opções. Pense no seu público, no tipo de produto que você vende e que tipo de brinde combinaria mais.

Outra maneira de agradar é incluindo um cartão agradecendo a compra do cliente.

Dicas para a personalizar as suas embalagens

A embalagem ideal protege o produto, chega em perfeito estado e mostra que a loja pensou no cliente antes de enviar a mercadoria. É claro que existem fatores que ficam fora do controle da empresa, como o manuseio pelos correios. Por isso, é importante escolher um material de qualidade para as suas embalagens, uma maior resistência vai aumentar as chances de a embalagem chegar intacta ao cliente.

Outro fator importante é utilizar embalagens que causem um menor impacto ao meio ambiente, isso é bom para a imagem da empresa e muitos clientes valorizam empresas ecologicamente corretas.

Claro que não podemos deixar de avaliar o custo benefício que a sua empresa terá com as embalagens. Faça uma avaliação e veja qual tipo de embalagem se encaixa no orçamento da sua empresa e quais ações você pode começar a pôr em prática antes de investir nesse setor.

You may also like...