5 Erros comuns no e-commerce

5 Erros comuns no e-commerce

Nos últimos anos vimos um crescimento constante no mundo do e-commerce, muitas lojas estão aderindo ao mercado virtual e aumentando muito seu lucro e taxa de conversão de clientes. Porém, existe uma grande quantidade de lojas que fecham antes mesmo de completarem um ano de e-commerce, vamos ver a seguir erros comuns no e-commerce que podem prejudicar uma loja virtual.

 

Marketing
Uma boa campanha de marketing é fundamental para que a sua loja seja conhecida, sem uma divulgação bem feita as suas vendas não vão acontecer, afinal ninguém vai comprar em uma loja que nunca ouviu falar. Aposte também em páginas nas redes sociais para divulgar a sua loja.

 

Descrição fraca dos produtos
Em uma loja virtual o cliente não consegue ter uma ideia real de como é o produto, pois ele não pode tocá-lo nem vê-lo antes do recebimento. Sendo assim, a descrição do produto deve ser a mais completa possível, adicione fotos de diferentes ângulos do produto, forneça uma descrição completa com todas as informações e dimensões (tamanho, peso), tentando dar uma ideia o mais real possível para o seu cliente.

 

Processo de compra complicado
Um processo de finalização de compra complicado é um dos principais fatores de abandono de carrinho. É preciso simplificar a compra do cliente, o cadastro deve ser simples e rápido, o contexto de uma compra online é que o cliente ganhe tempo. As informações de preço, frete, prazo de entrega e formas de pagamento também devem estar claras. É importante mostrar um resumo da compra para o cliente antes da finalização para que ele possa fazer uma edição final no seu carrinho de compras, adicionando ou removendo itens. Apostar na finalização da compra em uma uma página pode ser o fator crucial na concretização de uma venda.

 

Falta de atendimento ao cliente
As informações de contato e atendimento ao cliente não podem ficar escondidas no site. É importante informar o telefone de contato, endereço físico da loja (se possuir), e disponibilizar um formulário de contato para atendimentos por e-mail. Uma seção de “Perguntas Frequentes” também ajuda nas conversão de clientes, pois mostra que a loja esta atenta as principais dúvidas de seus clientes e sabe como ajudar.

 

Navegação Confusa
Deixe claro para seus clientes como navegar pela sua loja, as opções de categorias e produtos devem ser de fácil acesso e navegação. Evite utilizar muitos banners e propagandas pelo site, deixe o layout simples e menos poluído possível. O sistema de busca deve ser funcional e estar bem visível, é interessante colocar filtros nas opções de busca. Por exemplo, se a sua loja vende roupas pode ter um filtro para roupas de inverno ou de verão ou uma busca por tamanho P, M, G.

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