O YouTube lançou um projeto global em parceria com as Nações Unidos para potencializar e dar visibilidade as mulheres na sua rede como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher. Lançado no dia 02/03, o projeto conta com a participação de YouTubers de diferentes partes do mundo e visa criar mais de 50 vídeos evidenciando o feminino.
Serão dois projetos distintos em colaboração com as YouTubers. O primeiro projeto é uma parceria de um ano com a ONU, que selecionou as primeiras YouTubers como Embaixadoras da Mudança para a campanha de Ações e Desenvolvimento Sustentável da ONU, é um grupo que irá lutar pela igualdade de gênero. As escolhidas para fazer parte desse grupo são Ingrid Nilsen, Jackie Aina, Yuya, Hayla Ghazal, Louise Pentland, Chika Yoshida e a brasileira Taty Ferreira.
Um outro grupo irá trabalhar como diretoras criativas no YouTube Spaces, com cenários construídos especialmente para esse projeto. Os vídeos serão gravados em Los Angeles, Londres, Tóquio, Nova York, São Paulo e Berlim e serão comandados por Anna Akana (EUA), Alexys Fleming (EUA), Julia Tolezano (Brasil), Em Ford (Reino Unido), Nilam Farooq (Alemanha) e Kuma Miki (Japão). Essas mulheres extraordinárias trabalharam na frente e atrás da câmera, e iram comandar vídeos no estilo talk-show com outras YouTubers convidadas que também participaram das gravações.
No Brasil, 13 YouTubers irão participar dos vídeos e serão comandadas pela Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout. Serão abordados os assuntos mais variados do universo feminino como, mulheres negras, lésbicas, trans, maquiagem, cotidiano, relacionamentos e mercado de trabalho.
As mulheres no YouTube possuem uma voz ativa e se transformaram em inspirações para milhares de pessoas. Esses projetos do YouTube dão visibilidade a esse empoderamento feminino e tem como objetivo mostrar para outras mulheres que eles podem e devem criar.
Em seu blog oficial, o Google diz:
O universo de mulheres no YouTube é diversificado, criativo e forte. Ficamos maravilhados com a forma que essas criadoras inspiram milhões de fãs ao redor do mundo. E nem precisamos dizer como é importante, para nós, que o YouTube continue sendo um lugar onde qualquer pessoa tem liberdade criativa para expressar quem elas são, seus pensamentos e perspectivas.”
Para lançar a campanha foi feito um vídeo onde cada YouTuber encarnou uma mulher importante na história. Frida Kahlo, Katherine Hepburn, Yoko Ono, Marilyn Monroe, Madam C. J. Walker, Pagu e Amelia Earhat são retratadas.
O YouTube sempre foi um palco aberto para todos que desejam compartilhar sua história. Esperamos que esses novos projetos inspirem ainda mais mulheres a encontrar suas vozes, criar seus próprios papéis, roteiros e histórias para lutarem pelas causas que acreditam.”
Todos os vídeos serão lançados no canal do YouTube Spaces assim como no canal das suas criadoras.