Novo algoritmo no Facebook: o que muda?

por Shoppub

O principal objetivo do feed de notícias do Facebook é mostrar postagens relevantes para seus usuários. Essa não é uma tarefa fácil quando se tem 1,65 bilhões de usuários e mais de 1.500 histórias por dia para priorizar para cada um desses usuários. Para tentar cumprir essa demanda o Facebook anunciou uma nova mudança no seu algoritmo de notícias.

Novo algoritmo no Facebook: o que muda?

Em uma publicação no seu blog oficial a rede informou que o novo algoritmo irá priorizar postagens de amigos e familiares dos usuários.

 

Essa mudança indica que o conteúdo postado por páginas, marcas e afins terão um menor destaque no feed de notícias dos usuários. Na publicação, a empresa explicou que a prioridade é manter a conexão entre pessoas, coisas e lugares que os usuários queiram se conectar, começando pelas pessoas que são seus amigos no Facebook.

 

O novo algoritmo trará um impacto direto em todo o tipo de conteúdo publicado por páginas, incluindo links, vídeos, live vídeos e fotos. O Facebook já informou que o alcance orgânico irá diminuir para a maioria das páginas que tem o seu trafego baseado em postagens diretas.

 

A atualização deve ter um impacto menor em páginas que tem o seu trafego baseado em compartilhamento, comentários e curtidas de seus usuários. Links ou conteúdos de páginas compartilhados por amigos ainda irão aparecer com mais frequência no feed de notícias dos usuários.

 

O que os usuários podem esperar?

O algoritmo do Facebook funciona de forma inteligente e aprende com as ações de cada usuário. O feed de notícias é construído através do conteúdo que cada usuário mais interage. Se um usuário costuma curtir muito as fotos da sua irmã, essas postagens sempre apareceram em destaque no seu feed de notícias.

 

De acordo com as pesquisas do Facebook, eles avaliaram que os usuários esperam duas coisas do feed de notícias: ele deve informar e entreter.

Os usuários esperam que o conteúdo exibido seja significativo de alguma maneira para eles. São esperadas histórias que informem algo ou que sejam interessantes. O que é interessante para um usuário pode não ser para outro, e o novo algoritmo irá aprender sobre os interesses do usuário para decidir o que ficará em destaque.

 

O Facebook também avaliou que os seus usuários usam o seu feed de notícias como forma de entretenimento, seja seguindo uma celebridade ou vendo vídeos engraçados.

 

O que as marcas podem esperar?

O novo algoritmo do Facebook deixa claro que o conteúdo postado por amigos e familiares virá em primeiro lugar. A empresa também destacou a importância de uma comunicação autêntica e ser inclusiva com todos os tipos de perspectivas e pontos de vistas sem favorecer ideias ou fontes específicas.

 

O impacto irá variar de página para página e irá depender muito da forma como seus usuários interagem com o seu conteúdo. Mas a queda no alcance orgânico já é certa em diferentes níveis.

 

Pode levar um tempo para determinar exatamente como o algoritmo vai agir e como trabalhar para aumentar o seu alcance. Uma tática que pode se tornar essencial é favorecer o conteúdo, é preciso encontrar formas de encorajar a sua audiência a compartilhar o seu conteúdo diretamente no Facebook.

 

E, como informado anteriormente, o Facebook também irá favorecer conteúdos que sejam informativos e entretenham o seus usuários. Então é importante analisar como o seu conteúdo pode preencher esses dois requisitos.

 

Fonte: Buffer Social

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