O Facebook iniciou em janeiro desse ano testes de uma nova ferramenta voltada para empresas. Chamada de “Facebook at Work”, trata-se de uma versão quase idêntica do Facebook voltada para ambientes empresariais. Os testes estão próximos do fim e uma versão gratuita da nova rede social deverá ser lançada até o fim do ano.
O Facebook para o trabalho está em desenvolvimento há pelo menos 15 meses, mas ainda não existe uma data certa para o lançamento para as empresas em geral. Porém, antes mesmo de ser lançada, a nova rede já possui um desafio: convencer as empresas a abandonarem suas redes antigas, as vezes com anos de arquivos de mensagens e documentos, para ingressar na sua rede.
Mais de 100 empresas já estão usando o Facebook para o trabalho como parte dos testes iniciais. Muitas dessas empresas planejam expandir o seu uso. A Heineken, por exemplo, é uma delas, e pretende expandir o uso da rede para todos os seus funcionários nos Estados Unidos.
O ponto forte da nova ferramenta é a familiaridade que os usuários terão com a rede, pois ela é extremamente similar ao Facebook original. As pessoas saberão como utilizar o Facebook para trabalho a partir do primeiro instante, diminuindo gastos com eventuais treinamentos.
A princípio a ferramenta será oferecida de forma gratuita, mas deverá ter algumas opções pagas e pacotes premium, visto que a rede não terá propagandas. Os funcionários poderão criar uma nova conta nessa rede ou conectar o seu perfil pessoal com o perfil de trabalho.