Conseguir um bom emprego não é uma tarefa fácil, mas você pode aumentar as suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos se agir de forma inteligente. O LinkedIn publicou recentemente o seu Guia de Busca de Empregos 2016, o manual possui várias dicas interessantes sobre como atuar na busca pelo emprego.
Milhões de vagas são abertas todos os meses no LinkedIn, mas a busca por um emprego pode levar até seis meses. É por isso que o LinkedIn quer que os seus usuários sejam mais práticos nessa busca, e seguir essas dicas pode te ajudar a ficar mais próximo do seu tão sonhado emprego.
Para ajudá-lo nessa busca, separamos algumas das dicas mais importantes apontadas pelo guia.
– Mantenha seu currículo e perfil atualizados. Lembre-se que eles são coisas diferentes, currículos devem ser planejados para um tipo especifico de vaga, enquanto o seu perfil deve te destacar para empregados em potencial.
– Ative as notificações no celular e no seu e-mail sobre novas vagas abertas dentro do seu perfil.
– Leia artigos, sites de notícias, jornais ou revistas para se manter atualizado sobre tópicos que possam ser discutidos durante uma entrevista de emprego. Isso também pode ajudar a aumentar a sua confiança.
– Utilize uma foto que transmita profissionalismo. Sorria, use uma roupa apropriada e escolha um local bem iluminado para foto. Nada de usar fotos na praia no seu perfil.
– Peça aos seus antigos empregadores que escrevam uma breve recomendação no seu perfil. Escreva uma em retorno.
– Inclua tudo na parte educacional, desde cursos a graduações.
– Construir uma rede de contatos é muito importante. Existem três tipos de pessoas que você precisa incluir no seu círculo.
- Alguém que te conheça muito bem
- Alguém que possua bons contatos e esteja disposto a te apresentar a novas pessoas
- Especialistas em ramos específicos
– Use três canais para encontrar indicações de trabalho
- Antigos chefes e companheiros de trabalho
- Amigos
- Contatos antigos
– Se você estiver tímido ao falar com contatos antigos, siga essas dicas
- Encontre algo em comum com o contato
- Vá direto ao ponto
- Não prolongue o assunto
- Ofereça algo em troca e não esqueça de agradecer
– De acordo com o LinkedIn, 80% das vagas são preenchidas através de indicações. Isso significa que a melhor forma de conseguir uma vaga é através da sua própria rede de contatos.
– Quando você estiver na etapa das entrevistas, fale com o entrevistador com três coisas em mente
- Mantenha-se relevante ao emprego
- Fala sobre os seus pontos fracos logo de cara
- Faça uso de alguma história para deixar uma boa impressão
– Uma habilidade importante para uma entrevista de emprego é saber tecer as perguntas em uma história, uma narrativa que mantenha o entrevistador interessado e dê uma noção de quem você e do que é capaz
– Siga a estrutura S.T.A.R para responder de forma convincente
– Não se esqueça de se perguntar “O que eu vou aprender aqui?”
– Após a entrevista envie um e-mail agradecendo a oportunidade
Fonte: Business Insider