Os stories se tornaram uma das mais bem-sucedidas funcionalidades das redes sociais. O Snapchat, o Facebook e o Instagram possuem as versões mais populares dessa ferramenta, com o Instagram registrando mais de 400 milhões de usuários por dia.
Com todo esse sucesso, era de se esperar que outras redes também quisessem lançar a sua própria versão dos stories. A mais nova rede a entrar nessa onda é o YouTube, que começou a liberar a sua versão dos stories para alguns usuários
Apesar de seguir um modelo estabelecido, os Stories doYouTube terão algumas diferenças em relação a seus irmãos de outras redes sociais. Nem todos os usuários poderão criar os seus stories, a funcionalidade só será liberada para criadores com pelo menos 10 mil inscritos em seus canais.
A maior diferença, entretanto, está na duração dos vídeos.Ao invés de ficarem disponíveis por apenas 24h, os stories do YouTube irão durar por sete dias. Mas, assim como o original, os vídeos devem ser de curta duração e no formato vertical.
A intenção, é que os criadores de conteúdo utilizem esse formato para mostrar os bastidores do canal e manter os seus inscritos atualizados sobre futuros vídeos ou lives, criando um senso de comunidade e aumentando o engajamento com o público. Além de permitir que o criador centralize suas produções em um único lugar, sem a necessidade de ir a outras redes, como Facebook ou Instagram, para atualizar os seus seguidores com alguma informação.
Oportunidade para marcas
Embora o YouTube esteja promovendo os stories para o uso de criadores de conteúdo e influencers, a nova funcionalidade também apresenta novas oportunidades para marcas que utilizam a plataforma.
Até o momento, as marcas têm usado amplamente o Instagram Stories para gerar engajamento com o público e elas podem fazer algo bem similar no YouTube. Seja com vídeos de bastidores, enquetes, concursos out rechos exclusivos de campanhas maiores, o formato é ideal para um conteúdo mais casual e criativo.
O fato dos vídeos durarem por sete dias pode ser um incentivo para que essas marcas experimentem os stories do YouTube e deixem o Instagram. Mas é difícil imaginar que os usuários mudem para a plataforma para assistir vídeos efêmeros de 30 segundos quando já estão acostumados com isso em outras redes.
Em geral o YouTube Stories se apresenta como uma ferramenta a ser experimentada, mas somente com o tempo poderemos ter uma visão sobre o seu real sucesso ou fracasso.
Fonte:Econsultancy