Você realiza concursos ou sorteios nas suas redes sociais para o seu negócio? Está buscando alguma forma de gerar mais resultados com essas ações?
Um concurso ou sorteio bem elaborado podem trazer resultados valiosos para o seu negócio. E é sobre isso que falaremos nesse artigo, são quatro dicas para executar uma promoção de sucesso nas redes sociais.
#1 Busque clientes e não apenas participantes
O primeiro passo ao criar um concurso para as redes sociais que seja lucrativo para o seu negócio é desenvolver um que seja atrativo para o seu público alvo. Veja como fazer isso:
Faça um texto que se relacione com o seu público alvo: Por exemplo, uma marca de moda poderia utilizar “Você quer estar na moda no outono? Participe para ganhar 3 looks, para o trabalho, para a balada e para um dia casual.” Uma empresa prestadora de serviços poderia optar por “Lojistas! É sua chance de ganhar um ano grátis de plataforma de e-commerce.”
Vincule a sua promoção com um evento que seja relevante para o seu público alvo: Se você relacionar o seu concurso com eventos como a Comic-Con Experience, São Paulo Fashion Week, o último episódio do Master Chef, ou o Campeonato Brasileiro, as pessoas interessadas nesses eventos irão participar.
Escolha prêmios que atraiam o seu público alvo: Você pode escolher um produto específico como prêmio, algo relacionado com o seu e-commerce ou serviço prestado. Mas, se você vende produtos variados, pode ser interessante oferecer um cartão de presente como prêmio para não limitar os seus participantes. Por exemplo, se o prêmio for uma bolsa você vai excluir a maioria dos homens de participar.
Para empresas B2B pode ser interessante fazer uma parceria com outra empresa do mesmo segmento. Faça uma divulgação conjunta entre suas listas de contatos para trocar potenciais prospects.
#2 Ofereça um incentivo para compartilhamentos
Um bom jeito de conseguir aumentar o alcance do seu concurso é através de curtidas e compartilhamentos. O processo funciona da seguinte forma: dê aos participantes a possibilidade de aumentar as suas chances de vitória em troca de compartilhamentos, tweets, ou curtidas nas suas páginas.
Você pode adicionar essas opções de incentivo em uma pop-up logo após a pessoa se inscrever no concurso. É um momento em que o desejo de ganhar está forte, tornando o participante mais propenso a compartilhar do que antes.
Também é possível incentivar essa participação através de menções, fotos ou postagens no Instagram.
Menções
Com um concurso que envolve menções, você pode dar a cada participante um desconto ou um cupom. O grande prêmio será dado para um único participante, e as pessoas poderão aumentar as suas chances de ganhar compartilhando o seu concurso nas redes sociais, e a cada amigo que eles marcarem eles conseguem mais chances de ganhar.
Como outro incentivo, você pode oferecer um segundo sorteio para aqueles que marcarem um determinado número de pessoas.
Fotos ou concursos no Instagram
Com um concurso de fotos ou postagens no Instagram, o participante envia manualmente uma foto ou posta utilizando uma hashtag. Por exemplo, os participantes de um concurso de foto mais criativa poderiam marcar as suas fotos usando a #SejaCriativo
A partir dessas postagens você pode adicionar essas fotos em uma galeria e premiar a foto que receber a maior quantidade de votos (ou curtidas). Os participantes são incentivados a compartilhar essas fotos, e consequentemente a sua campanha, incluindo suas redes e marca.
#3 Promova seu concurso com anúncios pagos nas redes
Fazer com que os participantes compartilhem o seu concurso só é possível se você tiver uma base decente de seguidores para começar. É aqui que os anúncios entram.
Se você ainda não acha válido criar um anúncio pago para o seu concurso, é interessante utilizar essa estratégia pela capacidade de especificar os alvos do anúncio. Você pode definir o público baseado em regiões, páginas curtidas, interesses, idade e gênero.
Dependendo do quanto você investe e do público selecionado, o alcance será consideravelmente alto e você terá um bom retorno desse investimento, principalmente se o seu concurso envolve um cadastro em landing page, gerando potenciais leads que poderão ser trabalhados após o fim do concurso.
Mesmo que sua campanha não dure muito tempo ou não tenha um resultado satisfatório, você ainda terá captado informações relevantes sobre o tipo de anúncio que funciona ou não com o seu público alvo e poderá melhorar isso na sua próxima campanha.
#4 Continue o trabalho com campanhas e descontos por e-mail
Quando o seu concurso termina, o seu trabalho começa: é hora de transformar os participantes em clientes. Existem alguns caminhos a serem seguidos, mas a sua escolha pode depender da plataforma de e-mail marketing que você utiliza.
A opção mais fácil é automatizar um e-mail de resposta para cada pessoa que se inscrever no seu sorteio/concurso. Seria um e-mail de agradecimento, as vezes incluindo um cupom de desconto já incentivando uma conversão.
O lado ruim dessa resposta automática é que a maior parte dos inscritos acredita (de uma forma ou de outra) que vai ganhar um produto de graça através do concurso.
Uma estratégia mais interessante seria utilizar uma técnica de fundo de funil nesses e-mails. Normalmente esses participantes seriam “nutridos” com e-mails educacionais e informativos e levados até uma potencial venda.
Um exemplo de como funciona:
João se inscreve no seu sorteio. Ele recebe um e-mail automático agradecendo por se inscrever e incentivando-o a compartilhar esse sorteio com os amigos.
Quando a campanha terminar, ele recebe um e-mail informando o resultado da promoção, e se ele não foi o vencedor irá receber um desconto semelhante ao prêmio que ele poderia ter ganho.
Se ele clica no link desse e-mail mas não finaliza a compra, ele recebe mais um e-mail no dia seguinte falando sobre a validade do desconto.
Se mais uma vez ele não realiza uma compra, ele recebe outro e-mail cinco dias depois com artigos do seu blog falando sobre os últimos lançamentos, novidades, ou dicas relacionadas ao seu negócio.
Se ele clica nos links desse e-mail, no dia seguinte ele recebe um novo e-mail com promoções relacionados aos links em que ele clicou.
Essa tática pode parecer um pouco agressiva, mas não é nada muito diferente do que você faz normalmente. É uma estratégia de venda focada: comunicação personalizada, ofertas pontuais e a capacidade de adaptar a sua oferta aos desejos do consumidor.
Conclusão
O maior problema em realizar sorteios ou concursos nas redes sociais é que, mesmo que eles sejam um sucesso, os participantes só estão interessados em ganhar o prêmio. Não existe um ganho a longo prazo.
Porém, um concurso bem realizado pode aproveitar a força das redes sociais (alcance de público, novas conexões, desejo de interação com a marca) e gerar um valor real para o seu negócio.
Fonte: Social Media Examiner