A batalha pela divulgação de notícias está cada vez mais acirrada entre as grandes empresas de tecnologia. Em novembro, o Facebook lançou o Notify e um mês antes o Twitter lançou o Moments. Em setembro, a Apple lançou o iPhone 6s e o iOS 9 que vinham com o Apple News pré-instalado, que tentava competir com o Snapchat Live Stories, que gerou bons resultados no início do ano. Abaixo mostramos cada um dos produtos de notícias de cada empresa e como ele está se saindo.
Twitter Moments
Twitter, um pioneiro em divulgar as últimas notícias tem visto um crescimento lento nos seus usuários. Para ampliar o seu alcance, o Twitter lançou o Moments, que é uma ferramenta que reúne tuítes de uma mesma história. O Moments deve se tornar uma boa maneira de engajar a audiência principal do Twitter – fãs de tecnologia, esportes e política – mas ainda é incerto se ele vai se espalhar. “Existe uma grande criatividade no Twitter que você não consegue com as outras plataformas”, diz Brian Solis do Altimeter Group. “O Moments está tentando demonstrar formalidade como um resultado de ter que monetizar esses momentos e ter que competir com outras redes.”
Prós
Moments pode ser acessado no topo da homepage do Twitter
Notícias em tempo real de não usuários
Possui integração com o aplicativo de transmissão de vídeos ao vivo Periscope
Contras
Moments não tem um grande reconhecimento ainda
Depende muito de elementos multimídia
Para superar a concorrência, ser o primeiro a dar a notícia será indispensável
Facebook Notify
Usuários desse aplicativo podem optar por receber notificações nos seus iPhones de pelo menos 70 transmissoras de notícias diferentes, incluindo CNN e BuzzFeed. Ainda é cedo pra dizer quantos de 1 bilhão de usuários ativos por dia do Facebook usam regularmente o Notify. Mas ele promete ter a mesma capacidade do Facebook de direcionar a uma amplitude diversificada de consumidores, o que vai agradar os anunciantes. O Facebook Notify pode se tornar um veículo de notícias melhor comparado aos outros, ele foi muito utilizado durante os ataques terroristas em Paris.
Prós
Notify gera tráfego para anunciantes
Também pode oferecer notificações de promoções
O Facebook deve ajudar a atrair novos usuários
Contras
Anunciantes não tem garantia de que todo o seu conteúdo será visto
Notificações excessivas irritam os usuários
Notify é um aplicativo separado do Facebook
Snapchat Live Stories
Com 100 milhões de usuários ativos por dia, o Snapchat tem uma abordagem de notícia voltada principalmente para seus jovens usuários, conhecidos como a geração do milênio. Mas isso não deve deter as agências de notícias, o aplicativo também possui engajamento entre usuários que agem como a geração do milênio. Através do Snapchat Live Stories, são mostrados notícias atuais para um público que cresce rapidamente e que não estariam recebendo essas notícias de outras plataformas. O recurso tem atraído um público de 20 milhões de pessoas a cada 24 horas. Se estiver celebrando uma vitória em um campeonato ou lamentando um ataque terrorista, Snapchat Live oferece uma perspectiva visual diferente das outras plataformas, com conteúdos gerados pelos usuários que formam uma grande imagem ao contrário de uma grande dose pesada de informações em texto.
Prós
Crescimento rápido de usuários entre o público jovem
Expõe conteúdo gerado pelos usuários
Complementar ao recurso Snapchat Discover
Contras
Sem engajamento de retorno dos usuários
Oferece poucas histórias de uma vez
Os vídeos sofrem com falta de contexto
Apple News
O Apple News ficou disponível com o lançamento do iOS 9, produzindo um aplicativo que lembra uma revista e que tem conteúdo de pelo menos 70 editores. O CEO da Apple, Tim Cook, disse que 40 milhões de pessoas estão lendo notícias no Apple News. A dificuldade de construir um negócio baseado em publicações de terceiros deixa espaço para dúvida se o Apple News vai continuar viável por muito tempo. Alguns editores, como o Time Inc. disse que o resultado inicial de tráfego foi decepcionante, contudo o The Washington Post disse que estava satisfeito com os números até o momento.
Prós
O tráfego parece promissor para mídias jornalísticas
Pré-instalado no iOS 9 e iPhones
Quanto mais você lê, melhor a seleção de notícias fica
Contras
Editores estão céticos em relação ao trafego
Nenhum grande componente social
Não possui conteúdo original
Fonte: AdWeek