As redes sociais vem se consolidando como um dos principais canais de comunicação e divulgação para as empresas nos dias atuais.
O motivo é simples: é lá que estão os clientes e seus potenciais leads.
Consequentemente, quem deseja aumentar as vendas precisa estar presente nas redes sociais.
Segundo pesquisa da Social Media Trends em 2018, mais de 94% das empresas brasileiras estão presentes nas mídias sociais. Isso prova de que os empresários compreendem esse comportamento de mercado.
Porém, toda presença na internet não resulta em vendas se a empresa não criar uma comunicação eficiente com seus seguidores nas redes sociais.
E para te ajudar nesta missão, este conteúdo vai dar 5 grandes dicas para a empresa interagir com o seu público corretamente.
1 – Faça a integração do E-commerce com as redes sociais
Ter uma loja virtual e não ter canais de comunicação nas mídias sociais é um erro, pois pouco adianta a empresa estar na internet se ninguém a conhece.
Por isso, é necessário fazer um planejamento amplo nestas plataformas. Não foque em apenas uma rede social, crie várias contas e verifique qual mídia o seu público-alvo tem mais interação.
Além disso, use as mídias como um meio de atendimento, responda todas as dúvidas e sugestões do seu público o mais rapidamente possível.
2 – Usar a linguagem dos clientes é essencial para aproximar a marca do seu público
É essencial conhecer a melhor forma de se conectar com o seu público usando uma linguagem e os canais apropriados para comunicação.
Dentro das empresas é muito comum repetir certos termos que nem sempre são entendidos pelos clientes, principalmente quando eles ainda estão se familiarizando com a marca.
Por isso, evite expressões usadas apenas por especialistas, fuja de jargões corporativos e facilite o discurso. Essa é a forma mais direta de passar uma informação.
3 – Utilize imagens e vídeos nas publicações
Conteúdo visual é essencial para qualquer negócio que esteja nas redes sociais. Segundo pesquisa do Canva e BuzzSumo, publicações com imagens tem de 2 a 3 vezes mais engajamento na página.
Enquanto as fotos continuam boas para gerar alcance, os vídeos estão atingindo um alcance cada vez maior nas mídias sociais.
4 – Seja honesto e transparente
Sempre dê respostas honestas aos visitantes e seguidores dos seus perfis nas redes sociais. Deixe claro os preços de produtos e serviços, além das formas de pagamento disponíveis.
Explique como a empresa faz determinado produto que vende. Sempre informe as mudanças nas campanhas, novas políticas e valores da empresa de forma evidente para os seguidores do seu negócio.
Esse valor pode fazer a sua empresa ser diferenciada em relação à concorrência, pois transparência no diálogo te ajuda a construir um relacionamento de confiança com seus clientes.
5 – Use ferramentas de integração de dados
A tecnologia tornou possível monitorar todo o relacionamento entre a empresa e seus seguidores.
Com sistemas de integração dos clientes como o CRM (Customer Relationship Management), é possível centralizar todas as informações dos clientes, permitindo que a empresa tenha uma visão completa das interações nas redes sociais.
Essas informações ajudam a empresa a ter uma comunicação mais assertiva.
Além disso, existem softwares de Business Intelligence que conseguem mapear preferências, padrões de interação horários de pico, entre outras informações que ajudam a gestão de mídias sociais no trabalho de campanhas adequadas para seu público.
Com o envio de vídeos nas redes sociais, as chances de aumentar a visibilidade da sua empresa serão ainda maiores.
Gere agora mais seguidores pelas mídias sociais
Neste conteúdo você aprendeu as 5 melhores dicas para melhorar sua interação nas redes sociais para vender na internet.
Não importa se sua empresa está começando a investir nas redes sociais agora ou quer aumentar o número de seguidores, integrar sua loja virtual com essas plataformas torna o seu negócio mais conhecido pelos consumidores.
Comece agora mesmo a aplicar essas estratégias e veja sua marca aumentar o espaço nas redes sociais.
*Esse post é uma parceria com o site Marketing Industrial