Atualmente o Facebook possui mais de 2,27 bilhões de usuários, e um número tão significante como esse mostra que as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar o impacto da plataforma nas suas estratégias de marketing ou em seus clientes.
Embora uma página no Facebook nunca deva ser usada no lugar do seu site, é sempre bom lembrar que, como o seu site, a sua página também pode ser rankeada nos resultados de pesquisa do Google.
Além disso, cada vez mais pessoas utilizam a pesquisa do Facebook para encontrar postagens ou empresas que possam ajudar com os seus problemas e necessidades. A rede social funciona sozinha como uma plataforma de busca.
Mas para que a sua página tenha maiores chances de aparecer nas pesquisas do Google e do Facebook é necessário otimizar o seu conteúdo da mesma que você otimiza o seu site.
A seguir, vamos mostrar como você pode tornar a sua página mais competitiva e visível tanto nos resultados do Google quanto do próprio Facebook.
#1 – Combine o nome do seu negócio com uma palavra-chave
Escolher o nome certo para a sua página do Facebook é o primeiro passo para o sucesso. Mas não confunda o seu nome de usuário com o nome da sua página.
O seu nome de usuário é uma identidade única que aparece no final da URL da sua página e abaixo do nome da sua página, ele costuma ser precedido por um @. Por outro lado, o nome da sua página é o título que aparece próximo a sua foto de perfil e é exibido nos resultados de pesquisa.
Se a sua empresa tem uma identidade única, não utiliza uma palavra comum no seu nome ou é uma marca estabelecida no mercado, você pode utilizar o nome do seu negócio como o nome da página.
Mas, caso sua loja seja nova ou voltada para algum nicho, talvez seja necessária uma abordagem mais estratégica.
Normalmente as pessoas utilizam palavras-chaves ao invés de nomes de marcas quando estão fazendo uma pesquisa para uma compra. Então, ao invés de confiar apenas no nome da sua marca, combine-o com uma palavra-chave ou frase que identifique o tipo de produto ou serviço que você vende.
Por exemplo, se você tem uma loja especializada em café, pode não ser uma boa ideia utilizar apenas o nome da sua marca. Adicione uma ou duas palavras-chaves que identifiquem o seu produto e isso irá ajudar o seu negócio a aparecer nas pesquisas.
Com o nome da sua página atualizado e ajudando as pessoas a entenderem que tipo de produto ou serviço você oferece, é hora de otimizar o seu nome de usuário.
Criar um nome de usuário similar ao nome da sua página irá fortalecer a identidade da sua marca. Você pode, até mesmo, utilizar letras maiúsculas para melhorar a leitura do seu @.
Caso precise, tanto o seu nome de usuário quanto o nome da sua página podem ser alterados facilmente nas configurações do seu Facebook.
#2 Aprimore as informações sobre a sua empresa
Quando uma pessoa acabou de descobrir a sua marca, normalmente ela não sabe nada sobre você. Por isso, você deve preencher todos os campos na seção “sobre” da sua página.
Mas existe outro aspecto importante nesse preenchimento. O texto que você colocar nesses campos também pode ser usado nos resultados de pesquisas no Facebook e no Google.
Veja como fica a seção sobre no Facebook:
E como ela aparece nos resultados de pesquisa:
#3 Complete as informações de localidade e contato
O Facebook melhorou significativamente a sua função de pesquisa e agora considera a localização dos usuários para determinar os resultados das buscas realizadas.
Além disso, o Facebook trouxe um novo design para a sua versão mobile, tornando a pesquisa local mais conveniente para seus usuários.
Essas funcionalidades são especialmente benéficas para pequenas empresas com lojas físicas.
Para ajudar o Facebook a exibir a sua empresa nos resultados locais, preencha corretamente suas informações de endereço, telefone e horário de funcionamento.
#4 Inclua Palavras-chave no conteúdo da sua página
Após otimizar as informações da sua página, você pode estender essa otimização para o seu conteúdo.
Como em qualquer estratégia de marketing, parte do seu trabalho no Facebook deve ser baseado em pesquisas de palavras-chave. É quase impossível obter resultados satisfatórios de pesquisas orgânicas ou pagas sem saber quais palavras os seus consumidores estão pesquisando.
Quando você souber essas palavras, foque em inclui-las nos seus posts, títulos, descrições de vídeos e imagens que você compartilha.
Caso você já esteja usando palavras que são relacionadas ao seu negócio, mas não tem o sucesso esperado, talvez seja porque essas palavras possuem uma concorrência muito alta. Você deve encontrar e utilizar termos que não são usados com tanta frequência, dando ao seu conteúdo maiores chances de aparecer nos resultados de pesquisa.
De forma geral, a sua presença nas redes sociais é parte fundamental do seu marketing digital, e o Facebook precisa ser considerado quando você planejara sua estratégia. Então, mantenha sempre a sua página bem otimizada para que seu conteúdo apareça tanto nos resultados de pesquisa do Facebook quanto de outros mecanismos de busca.
Fonte: Social Media Examiner