A sua empresa cria imagens para as redes sociais? Você precisa de ferramentas para facilitar esse processo? Existem novas ferramentas desenvolvidas para tornar esse processo mais fácil e mais rápido. Nesse artigo vamos apresentar três ferramentas para criar imagens que são simples de usar e trazem bons resultados.
Criar imagens utilizando aplicativos para celular pode ser mais prático. Porém, esses aplicativos não oferecem tantas opções quanto uma ferramenta para computador, e também não são tão simples de usar na hora de criar mais de uma imagem.
No último ano novas ferramentas surgiram oferecendo um grande leque de opções. Aqui vamos apresentar três delas e dar uma pequena introdução sobre o seu uso.
#1 Relay
O Relay foi uma das primeiras ferramentas que permitiu a seus usuários criar imagens sem saber muito de design.
Ao clicar em “Layouts”, o usuário escolhe o estilo da imagem baseado no tamanho, plataforma ou tipos e modelos relacionados. Depois é possível adicionar texto, link do site e hashtags, e escolher qual a fonte vai ser utilizada no texto.
Também é possível inserir uma imagem e a logo da sua empresa para finalizar a criação. Diferente de outras ferramentas, o Relay não possui um banco de imagens para seleção.
É possível visualizar como o sua imagem fica em diferentes formatos das redes sociais mantendo as edições que você fez. Embora o Relay permita a edição de textos, imagens e inclusão de logos, ele peca ao não permitir editar o posicionamento desses elementos, obrigando o usuário a ficar no modelo selecionado. Mas ao mesmo tempo oferece uma infinidade de modelos.
Outra opção interessante é a de criar anúncios para o Facebook, que já calculam os 20% de texto permitido na imagem. O relay também tem a opção de criar projetos e deixar um modelo salvo caso o usuário use sempre imagens naquele estilo.
Custo: A versão gratuita do Relay pode ser usada mas as suas imagens terão a marca d’água da ferramenta. A versão paga pode ser testada por 15 dias de graça, a assinatura custa US$12 por mês ou US$8 por mês na assinatura anual.
#2 Designfeed
O Designfeed tem como objetivo apresentar ótimos designs e uma excelente experiência de uso. Os modelos possuem um belo design e dão destaque para as imagens, as combinações de fontes também se destacam.
A ferramenta é fácil de ser usada, apenas insira as informações que você quer e o Designfeed vai criar várias opções para você automaticamente. Informe o texto da imagem, o formato e quais as opções de busca de imagens, clique em criar e pronto.
A ferramenta faz busca nos principais bancos de imagens baseado nas palavras chaves que você insere nos textos. Você também tem a opção de inserir uma imagem do seu computador. Depois de todas as opções selecionadas, o Designfeed gera uma série de opções de design para diferentes redes sociais.
O usuário pode escolher um design que gostou e fazer edições no texto, cor ou tamanho. Também é possível incluir a logo da sua empresa.
Custo: O plano inicial do Designfeed é de US$9 ao mês. Atualmente é necessário receber um convite para utilizar a ferramenta.
#3 Adobe Spark
Já falamos aqui no blog sobre o Adobe Spark. A ferramenta, que foi lançada em maio, permite a criar imagens para posts, layouts de páginas e até vídeos.
Como as outras ferramentas apresentadas, o Adobe Spark é baseado em modelos pré definidos, podendo o usuário criar imagens de acordo com as opções oferecidas. Diferente das outras ferramentas, o Spark da mais liberdade ao usuário, permitindo a edição da posição do texto, da imagem, fonte, filtros e paleta de cores. A versão para computador também pode ser sincronizada com o aplicativo para celular, dando acesso a qualquer momento aos seus projetos.
Na página inicial você insere o seu texto e escolhe a rede social, após isso o Spark irá criar um modelo inicial e o usuário poderá trocar foto e editar o texto conforme quiser.
Existem temas pré definidos para imagem e texto, a ferramenta é bem intuitiva e fácil de usar. As imagens podem ser selecionadas a partir da sua biblioteca pessoal, da nuvem (Google Photos ou Dropbox), Creative Cloud, Lightroom ou você pode pesquisar em um banco de imagens através do próprio Spark.
Para remover a #AdobeSpark da imagem, é só clicar nela e compartilhar um link no Facebook ou Twitter, após isso você poderá baixar a sua imagem sem a marca.
Custo: Totalmente gratuito
#4 Canva
O Canva é uma ferramenta de edição gráfica fácil de usar e completamente online. Relativamente nova, criada a menos de 5 anos, a ferramenta já possui cerca de 10 milhões de usuários em 197 países diferentes.
Lançado recentemente no Brasil e disponível inteiramente em português, o Canva é bem intuitivo e conta com pré-designs prontos para serem usados e modificados de acordo com o gosto do usuário.
Além das redes sociais, o Canva oferece modelos para a criação de cartazes, imagens para blogs, cartão, apresentações, ebooks, panfletos e até convite de casamento.
A liberdade de criação permite a mudança de cores de cada ícone e vetor utilizado, além de poder upar imagens e adicionar elementos. Na página inicial você escolhe o tipo de layout que deseja e o Canva disponibiliza todas as opções de edição no menu ao lado esquerdo.
Ao finalizar a edição você pode escolher entre compartilhar a imagem na hora nas suas redes sociais ou baixar a imagem. É possível baixar em PNG, JPG, PDF e PDF para impressão.
Custo: Gratuito, porém existe a opção de planos mensais e anuais para liberar mais opções de imagens, ícones e designs.
Conclusão
As quatro ferramentas oferecem ótimas opções de criação. Cabe a você experimentar cada uma delas e decidir qual se adapta melhor ao seu estilo e as necessidades da sua empresa.
Fonte: Social Media Examiner