O que é melhor: preço baixo ou uma marca forte?

Todo lojista gostaria de receber um empurrãozinho para aumentar a sua taxa de conversão, a única questão é o que eles podem fazer para alcançar e superar as suas taxas de conversões desejadas. Muitos lojistas recorrem a ideias temporárias como frete grátis ou descontos no preço para atrair clientes, mas a realidade é que, enquanto essas ideias são úteis para aumentar as vendas, elas não são estratégias sustentáveis.

Implementar táticas que fazem seus produtos serem mais acessíveis vão, em geral, gerar mais vendas porque os clientes estão sempre procurando pelo melhor preço. Esse é um fator importante que quase todo consumidor leva em consideração antes de realizar uma compra. Os preços variam entre as lojas, mas o menor deles sempre vence?

O que é melhor: preço baixo ou uma marca forte?

A resposta depende da popularidade do produto, sua flexibilidade e seu fornecedor. Normalmente, ter o menor preço vai te ajudar a fechar a venda. Mas quando você deve lutar para ter o menor? Existem algumas condições para isso:

 

Produtos comuns

Normalmente com produtos comuns você tem que aceitar o preço ditado pelo mercado, porque esses produtos são altamente comercializados. Se você aumentar o valor desses produtos, você terá um retorno negativo dos consumidores. Contudo, se você baixar o preço temporariamente, você pode se destacar.

Isso se deve ao fato de que os produtos comuns possuem um ciclo de compras curto. Ninguém fica pensando por muito tempo sobre qual papel toalha vai comprar da mesma forma que pensa em qual notebook comprar.

Esses produtos são especiais, uma alta no preço não vai gerar uma grande queda na demanda pelo produto. Também é bom se focar em produtos que possuam uma grande margem de lucro. O que mais se perde ao baixar o preço é o lucro, mas produtos com uma margem alta de lucro são bons candidatos para cortes, já que eles podem amortecer bem essa perda.

Diminuir os seus preços é uma ótima forma de movimentar o seu estoque e ganhar algumas vendas dos seus concorrentes. Contudo, reduzir os preços constantemente tem mais efeitos negativos do que positivos, e reduzir os preços regularmente não é sustentável. Cortes de preços frequentes acabam com o seu lucro, barateiam a sua marca e não cobrem os custos do envio.

A longo prazo isso irá condicionar os seus consumidores a só comprarem na sua loja quando os preços estiverem baixos. Isso resulta em alguns picos de vendas ao invés de um constante aumento nas conversões. Você deve focar em melhorar a sua loja e valorizar a sua marca ao invés de constantemente baixar os preços. O valor da sua marca será mais importante na conversão de vendas a longa prazo.

Quando você investe energia na valorização da sua marca, você alcançar alguns benefícios:

 

Interesse real dos consumidores

Se você não faz nada para valorizar a sua marca, poucos clientes vão prestar atenção nas propagandas ou posts em redes sociais da sua loja. Comece com um bom atendimento ao cliente, incluindo um chat na sua loja, e ajuda os seus clientes em cada passo do processo de compra.

Ter uma forte presença nas redes sociais, onde você responde e conversa com o seu público, é uma ótima forma de chamar atenção para a sua marca.

 

Aumento de acessos

A ferramenta mais poderosa que você tem no seu arsenal são os seus clientes atuais, e a forma mais útil de marketing é a propaganda boca a boca. Se você oferecer aos seus clientes uma experiência de compra única, com frete grátis, sem problemas para devolução de produtos e descontos que incentivam o retorno do cliente posteriormente, esses consumidores irão comentar com os seus amigos. Isso leva a mais pessoas acessando a sua loja para conferir as suas ofertas.

Esse tipo de publicidade não só é mais barata como também mais efetiva. Cerca de 70% dos consumidores confiam em marcas recomendadas por amigos, e isso acontece por um bom motivo, a recomendação veio de uma fonte confiável e geralmente é menos invasiva ou agressiva do que propagandas diretas ou conteúdos patrocinados.

 

Preços que rendem

Quando você junta todos esses atributos positivos, você pode se dar ao luxo de ter preços que são compatíveis com os dos seus concorrentes. Você ficará surpreso ao perceber que algumas vezes poderá ter preços mais altos do que das outras lojas e ainda manter as suas vendas. O motivo para isso acontecer está atrelado ao valor da sua marca.

Uma estratégia de precificação dinâmica poderá levar a sua marca em consideração quando estiver reavaliando os preços dos seus produtos. Ao invés de abaixar os preços dos seus produtos de uma forma sem sentido e prejudicar o seu lucro, um algoritmo com autoaprendizagem pode encontrar o ponto certo nos seus preços e ajudá-lo a proteger a sua rentabilidade e ainda ganhar vendas sob a concorrência.

Conclusão, trabalhar para ter o menor preço pode garantir alguns picos de venda para a sua loja, mas aumentar o valor da sua marca é de longe mais sustentável. Não é a forma mais fácil de alcançar o sucesso no e-commerce, mas isso irá aumentar a sua presença online e você ganhará respeito dos consumidores.

 

Fonte: Econsultancy

 

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