Formas de envio: 5 modelos para usar na sua loja online

Um dos grandes diferenciais do e-commerce em relação ao varejo tradicional está na forma como o cliente compra e recebe os seus produtos. A experiência está moldada na praticidade de comprar sem sair de casa. Porém, quando falamos sobre receber o produto, essa experiência pode ser diferente de acordo com as formas de envio oferecidas por cada loja online.

Formas de envio: 5 modelos para usar na sua loja online

É comum que a maioria das pessoas pense que o envio de produtos é feito apenas pelos correios, mas existem outras possibilidades que podem ser exploradas pelos lojistas online.

Sendo assim, selecionamos cinco modelos de soluções de entregas para e-commerce para você conhecer e, quem sabe, utilizar alguma delas na sua loja.

Além de aumentar a variedade de opções de entrega da sua loja, você também oferece mais praticidade para seus consumidores, que escolhem o serviço de entrega que mais se adapta a sua necessidade. Vamos lá:

5 formas de envio no e-commerce

#1 Envio tradicional – Correios

Os Correios representam uma relação de amor e ódio com o e-commerce. Por um lado esse é um dos meios mais tradicionais de envio de produtos e tem um grande alcance nacional, mas por outro seus preços são considerados altos e nem sempre os produtos são tratados de maneira adequada.

Infelizmente, desde 2017 a empresa não possui mais nenhum serviço especialmente voltado para o comércio eletrônico, como era o caso do e-Sedex. Agora, ela opera oferecendo envios por meio dos serviços PAC, SEDEX, SEDEX 12, SEDEX 10 e SEDEX Hoje.

Os Correios possuem algumas restrições de peso e tamanho para envio de encomendas, então, dependendo do tipo de produto que você comercializa, essa opção pode não ser ideal.

Porém, se você presa por um alcance nacional, variedade no estilo de envios e integração com lojas online, os Correios são a escolha mais clássica.

Além disso, a empresa também oferece contratos de serviços de entrega, possibilitando a economia de tempo e dinheiro.

#02 – Transportadoras

Entre as soluções de entrega para e-commerce, as transportadoras se tornaram as queridinhas dos lojistas. Isso tudo devido às facilidades e variedades de serviços que elas oferecem no envio de produtos.

Uma das vantagens em relação aos Correios é que as transportadoras não possuem limites de peso ou dimensões para o envio de encomendas, sendo uma boa opção para quem trabalha com produtos grandes e pesados.

Além disso, a possibilidade de uma greve ou paralisação na transportadora é bem pequena, diminuindo as chances de eventuais atrasos na entrega.

Existem diversas opções de transportadoras no mercado, com possibilidades de transporte por vias terrestres, marítimas e aéreas.

Nesse post falamos sobre as principais delas e quais os seus diferenciais.

#03 – Retirada no Local

Caso você tenha uma loja física ou um local próprio para receber seus consumidores, a retirada no local pode ser uma excelente forma de entrega de produto.

As vantagens desse tipo de entrega incluem:

  • Disponibilizar frete grátis, pois você não tem gastos de envio;
  • Retirada imediata após a confirmação do pagamento, caso você possua o produto em estoque;
  • Mais segurança e praticidade para o cliente que pode retirar o produto no momento que quiser;
  • Os consumidores costumam ver essa opção como uma economia;
  • Novas pessoas são atraídas para sua loja física;
  • Você gera confiança ao mostrar um lado real e palpável da sua loja.

#04 – Pontos de Retirada

Essa opção é um complemento da Retirada no Local, com a diferença que o cliente não vai retirar na sua loja física e sim em pontos localizados estrategicamente em diversas cidades brasileiras.

O funcionamento é simples: durante o checkout, o cliente pode escolher entre os pontos de retirada mais próximos do seu endereço. Dessa forma, o produto é enviado para o local escolhido e fica a disposição para retirada.

Geralmente esse serviço de entrega é feito em parceria com alguma transportadora que regulariza esses pontos e faz o envio do produto até o local escolhido pelo cliente.

Essa modalidade tem como vantagem a possibilidade de retirar o produto fora do horário comercial, extremamente útil para consumidores que não podem receber o produto em casa.

Um exemplo de transportadora que oferece esse tipo de entrega é a Jadlog com o serviço Pickup.

#05 – Entregas alternativas

Além das opções apresentadas, você também pode apostar em alguns métodos alternativos de entrega de acordo com a localidade do pedido.

Se você recebeu um pedido de um local muito próximo da sua central, é possível fazer a entrega utilizando um motoboy, um veículo próprio, ou até mesmo, ir de bicicleta.

Inclusive, existem algumas empresas que se especializaram em entregas ecológicas feitas apenas com bicicleta.

Esse tipo de entrega também pode ser mais econômica e rápida do que os meios tradicionais.

Além disso, em casos de urgência você pode utilizar aplicativos como o Uber para realizar uma entrega.

É interessante notar que as formas de envio que você escolher para sua loja vão impactar diretamente no seu negócio, seja no valor do frete, nas novas oportunidades de vendas, na sua logística ou nas taxas que você vai pagar pelo serviço escolhido.

Portanto, faça uma escolha consciente e bem planejada, pois dependendo das formas de envio que você usar isso pode te trazer mais prejuízos do que benefícios.

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