Dia das Crianças: Dicas rápidas para organizar seu e-commerce

Estamos nos aproximando de mais uma data comemorativa bem importante para o e-commerce, o Dia das Crianças. A data tem uma boa expressividade nas vendas online, de acordo com dados da Ebit, no ano passado o faturamento no e-commerce foi de R$1,66 bilhões, valor acima do faturamento de datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Dia das Crianças: Dicas rápidas para organizar seu e-commerce

Isso demonstra o potencial do Dia das Crianças e a importância de preparar o seu e-commerce para receber a data. Geralmente o pico de vendas acontece cerca de 10 dias antes do evento, então ainda há tempo para colocar algumas estratégias em prática.

Confira algumas dicas para organizar o seu e-commerce para receber os pais, tios e avós que vão presentear muitos pequenos esse ano:

 

Traga a temática para a sua loja e redes sociais

O Dia das Crianças é uma data muito visual e apostar em uma personalização temática para a sua loja e as suas redes sociais contribui com o encantamento dos clientes.

Dentre as personalizações, você pode atualizar os banners da sua loja colocando a data em destaque, utilizando cores e imagens que tragam a alegria das crianças.

Os produtos selecionados para a data também devem ser colocados em destaque na sua loja e nas suas postagens, facilitando a escolha dos seus clientes.

 

Crie categorias especiais para o Dia das Crianças

Outra forma de ajudar os seus clientes a encontrar o presente ideal é criando categorias ou filtros especiais para data. Isso agiliza a pesquisa e também permite que você segmente os produtos da sua loja, dividindo as categorias por idade ou por tipo de produto.

Assim, você consegue facilitar a compra dos seus clientes, pois o presente que uma criança de 10 anos que gosta de quebra-cabeça vai receber é diferente de uma criança de 7 anos que gosta de lego. E ajudar os seus clientes a encontrar esses produtos facilmente é um diferencial essencial na hora da conversão.

 

Combo de produtos

Consumidores com mais de uma criança em casa com certeza vão precisar comprar mais de um presente. Você pode aproveitar o Dia das Crianças para criar combos especiais que vão cumprir a necessidade de comprar mais de um produto.

Pense em combinações que possam funcionar com esses produtos. Algumas ideias são combos de presentes para menino e menina, presentes para gêmeos, presentes para irmãos brincarem juntos, ou até mesmo, presentes para crianças com idades diferentes. Use a criatividade para trabalhar o combo de produtos e convencer o seu cliente a fazer todas as compras na sua loja.

 

Atente-se as regras de propaganda

Algo importante sobre o Dia das Crianças é a questão da publicidade. Existem regras específicas para criar propagandas voltadas para o público infantil. Então, antes de começar a divulgar as suas campanhas tenha certeza que elas não infringem nenhuma dessas regras.

De acordo com uma cartilha desenvolvida pela Associação Brasileira de Agências e Publicidade (Abap), essas são as principais regras na publicidade para crianças:

 

  • Proibido usar imperativo, como “compre” ou “peça aos seus pais”.
  • O conteúdo não pode desvalorizar a família, escola, vida saudável, proteção ambiental, ou conter algum tipo de preconceito racial, religioso ou social.
  • A publicidade não pode ser apresentada em formato jornalístico
  • Não pode difundir o medo nas crianças, expô-la a situações perigosas ou simular constrangimento por não poder consumir o produto ou serviço anunciado.
  • Proibido desmerecer o papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos alimentares saudáveis.
  • Proibido apresentar produtos que substituem as refeições.
  • Não deve encorajar o consumo exagerado de alimentos e bebidas.
  • Não pode menosprezar a alimentação saudável.
  • É proibido associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis.
  • Não pode fazer merchandising em programas dirigidos a crianças ou utilizando personagens do universo infantil para atrair a atenção desse público.

 

Você pode conferir as regras completas acessando o guia da Abap nesse link.

O Dia das Crianças traz boas oportunidades para aumentar as vendas do seu e-commerce. Mesmo que a sua loja não possua foco em produtos voltados para o público infantil você pode aproveitar o clima da data e criar algum tipo de ação para engajar seus clientes. Um exemplo é aproveitar o clima de nostalgia da data e criar postagens para melhorar o seu relacionamento com seus clientes.

Essa é uma data que permite o desenvolvimento de um trabalho criativo voltado tanto para crianças quanto para adultos. Alie boas ações, bom atendimento e uma logística alinhada para atender os pedidos em dia e você entregará uma ótima experiência de compra aos seus clientes.

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