Como as cores podem influenciar as suas vendas

Você já reparou na quantidade de decisões que você toma baseadas apenas em cores? Seja na escolha de uma roupa, um produto, ou em qual restaurante comer, elas exercem um poder real no nosso subconsciente e afetam as nossas escolhas. A linguagem visual influencia o comportamento das pessoas, e as cores se destacam como a mais poderosa ferramenta do design.

Como as cores podem influenciar as suas vendas

As lojas online podem se beneficiar disso trabalhando a cor de uma forma que seja atrativa ao perfil do seu cliente. A psicologia das cores explica como cada cor afeta o comportamento humano e como isso pode ser aplicado no marketing do seu negócio.

 

De acordo com um estudo realizado pela Kissmetrics, 85% dos consumidores colocam as cores como um dos principais motivos para comprar um produto. O mesmo estudo diz que as cores aumentam em 80% o reconhecimento de uma marca.

 

Desde a sua logo, até o layout da sua loja devem ser pensados com cores que transmitam a mensagem que você quer passar e o público que quer atingir.

 

Significado das cores

 

Amarelo: Entre as cores quentes é a mais brilhante e energizante, transmite felicidade e é acolhedora. Muito usada para prender a atenção, estimula o intelecto e torna as pessoas mais falantes.

 

Vermelho: Uma cor muito vista em liquidações pois traz a sensação de urgência, incentivando ações e a confiança. É a cor mais quente, tem o poder de apaixonar e emocionar. Também abre o apetite, sendo muito usada por restaurantes.

 

Azul: Traz a sensação de calma, segurança e confiança, o azul é muito utilizado em sites de bancos e negócios. Também atua na criatividade, contemplação e espiritualidade. Cor ligada a água e a paz.

 

Verde: O verde é muito usado para ajudar no relaxamento em lojas, é uma cor associada a saúde e a tranquilidade. Representa o crescimento, vitalidade, abundância e natureza. Também simboliza o dinheiro.

 

Como as cores podem influenciar as suas vendas

 

Laranja: É uma cor intimamente ligada a ação, é muita usada em call to actions incentivando inscrições, compras e vendas. O laranja é amigável e convidativo, é uma cor cheia de vida que traz entusiasmo.

 

Rosa: Cor ligada culturalmente ao feminino e a coisas românticas, sendo uma cor muito usada por lojas que atuam nesses segmentos. Transmite beleza e suavidade. Representa sentimentos ligados ao coração, como o amor.

 

Preto: O preto é muito utilizado na divulgação de produtos de luxo. Transmite elegância, dignidade, luxo, sofisticação e seriedade.

 

Roxo: Usado para acalmar e tranquilizar. Essa cor está ligada ao mundo místico e a espiritualidade. Estimula a resolução de problemas e a criatividade.

 

Escolhendo as cores

Como dissemos, ao definir as cores para a sua loja você deve pensar no seu público e em qual mensagem quer passar. A partir disso e entendendo o significado de cada cor você poderá começar a escolher quais usar.

 

Uma boa forma de escolher é utilizando a roda de cores, desenvolvida por Isaac Newton, que mostra como elas podem trabalhar juntas.

 

Uma roda de cor representa um círculo com 12 cores, divididas de quentes a frias, que podem ser combinadas e trabalhadas em conjunto.

 

Como as cores podem influenciar as suas vendas

 

Com a roda podemos traçar algumas relações entre as cores e encontrar combinações harmônicas. A seguir falaremos um pouco sobre as combinações mais comuns.

 

Harmonia AnálogaComo as cores podem influenciar as suas vendas

Nessa harmonia temos a combinação de três cores que estão lado a lado na roda. Uma delas costuma ser a predominante e as outras são usadas como apoio. É uma harmonia fácil de criar, porém não possui muito contraste.

 

Como as cores podem influenciar as suas vendas

Harmonia Complementar

Combinação de duas cores diretamente opostas. Uma é escolhida como dominante e a outra é usada como suporte e para destacar elementos. Geralmente a combinação é entre uma cor quente e uma fria, criando uma harmonia de contraste.

 

HComo as cores podem influenciar as suas vendasarmonia Triádica

Nessa combinação são usadas 3 cores com o mesmo espaçamento entre si na roda. Essa harmonia é considerada a melhor por muitos especialistas pois oferece um alto contraste visual, além de conservar o balanço e a riqueza das cores.

 

Como as cores podem influenciar as suas vendasHarmonia do Complemento Dividido

Essa harmonia é conseguida utilizando as duas cores vizinhas da cor diretamente oposta a primeira. É uma variação da Harmonia Complementar, oferecendo mais nuances e contraste visual, porém é mais difícil de ser balanceada.

 

Como as cores podem influenciar as suas vendasHarmonia Dupla Complementar

Aqui a combinação é feita com dois pares de cores complementares, é considerada uma harmonia rica pois utiliza quatro cores que são pares complementares. Oferece uma maior combinação de harmonias do que as outras combinações, mas é a mais difícil de ser trabalhada.

 

 

O Botão Comprar

É possível encontrar muitos artigos na web sobre a importância do botão comprar em uma loja, e a cor escolhida para esse botão é amplamente discutida.

Mais uma vez, a cor do botão comprar vai depender da sua loja, dos produtos que você vende e qual o seu público alvo. Mas a cor escolhida deve ser forte e estimular a ação.

 

O vermelho e o laranja são muito utilizados, mas para saber qual funciona melhor para a sua loja o ideal é testar.

Faça testes utilizando cores diferentes no botão comprar e analise qual apresentou a maior taxa de conversão.

 

Lembrando que as cores são apenas um dos fatores que ajudam a sua loja vender. É preciso que o seu e-commerce tenha uma boa navegação, usabilidade, design agradável e que seja bem construído. Seja criativo!

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