7 dicas para melhorar a experiência de frete do seu e-commerce

Não faltam estudos por aí que confirmem a importância do frete grátis, mas uma estratégia de envio de produtos vai muito além da gratuidade. Existem outros elementos cruciais que impactam as conversões e a satisfação do cliente.

7 dicas para melhorar a experiência de frete do seu e-commerce

Pensando na experiência de compra do cliente, selecionamos algumas dicas para melhorar os elementos do frete no e-commerce. Confira:

#1 Prazos de entrega

Após comprar online, os consumidores querem receber seus produtos o quanto antes. O mínimo que o lojista deve fazer é informar o prazo de envio e o horário limite para que a compra seja processada no mesmo dia.

O ideal é sempre exibir o tempo que o cliente terá que esperar até que o produto seja entregue na sua casa, incluindo dias adicionais para produtos que contam com prazos de produção.

Esse tipo de informação elimina qualquer dúvida que o cliente tenha sobre o prazo de entrega e ajuda na decisão de compra.

#2 Diferentes formas de frete

Assim como o prazo de entrega, os diferentes métodos de envio também devem ser informados para o cliente. Dessa forma ele poderá escolher qual se adapta melhor a sua necessidade e ao seu bolso, podendo escolher por uma opção mais rápida (e mais cara) se preferir.

A forma mais fácil de apresentar essas opções é durante o processo de checkout, exibindo quanto tempo vai demorar a entrega para cada forma de envio.

Atualmente existem muitas opções de entrega que vão além do método tradicional de envio pelos correios. Sua loja pode utilizar, por exemplo, transportadoras ou retirada no local. O importante é oferecer opções aos clientes.

#3 Envio no prazo

Os consumidores esperam que seus produtos sejam enviados rapidamente. Então, suas equipes de embalagem e envio devem estar alinhadas com essa expectativa.

Qualquer atraso nesse trabalho pode impactar no prazo de entrega e gerar frustrações e, em alguns casos, até reclamações. Então alinhe os prazos de postagem com a sua equipe e mantenha seu cliente informado.

#4 Dados de rastreamento

É importante enviar o código de rastreamento de pedido para o cliente, seja por e-mail ou por mensagem. Isso prova que o pedido já saiu da loja e está em poder da transportadora, permitindo que os clientes acompanhem a sua movimentação e saibam quando ele vai chegar.

Não se esqueça de enviar os códigos de rastreamento, principalmente para justificar qualquer atraso que não seja uma responsabilidade direta da sua loja.

#5 Notificação de atraso

O cliente recebeu o seu código de rastreio e está esperando ansiosamente pelo produto, porém algum imprevisto aconteceu e a transportadora vai atrasar a entrega do pedido.

Nesses casos você também deve informar o atraso ao seu cliente, isso ajuda a evitar reclamações e mantém o cliente por dentro do que está acontecendo e ciente do atraso.

#6 Erro na entrega

Erros acontecem, isso é um fato. Mas esses erros podem ser potencializados se houver falhas no endereço informado pelo cliente, ocasionando atrasos ou, até mesmo, a não realização da entrega.

Uma forma de evitar esse tipo de situação é utilizar um sistema que faça a confirmação dos dados informados pelo cliente, como o CEP do endereço. Mas, caso ocorra algum erro na entrega, você deve entrar em contato o mais rápido possível com o seu cliente para resolver a situação.

A sua equipe de atendimento terá um papel importante para ajudar a resolver esses casos.

#7 Quando tudo falhar, envie novamente

Você tentou de tudo, mas o produto se perdeu e vai demorar muito para conseguir recuperá-lo e enviá-lo novamente para o cliente.

Todo esse processo tem um impacto gigantesco na experiência de frete geral do cliente, gerando muitas dores de cabeça para ele e para a sua loja. Às vezes, o melhor a ser feito para satisfazer o cliente e resolver esse questão é enviar uma nova mercadoria.

Faça o envio, resolva a situação com o cliente e, posteriormente, tente resolver com a transportadora a recuperação do produto enviado.

Com tudo isso dito, acreditamos que você já consiga identificar potenciais falhas ou chances de melhorias na experiência de frete oferecida pelo seu e-commerce.

Se quiser continuar pesquisando sobre esse assunto, recomendamos algumas formas para utilizar o frete grátis na sua loja. Confira aqui.

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