Não é preciso ter acesso a dados oficiais pra saber que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil. É só reparar no desespero causado quando o aplicativo passa por alguma instabilidade para entender o quanto ele é indispensável no dia a dia, praticamente todo mundo usa pra alguma coisa.
Dessa forma fica fácil imaginar que o aplicativo de mensagens pode ser muito útil para manter contato com clientes ou para ser usado em alguma estratégia de marketing.
O WhatsApp permite aproximar sua marca do consumidor, criando uma comunidade por meio de grupos segmentados onde você interage e incentiva compras no seu e-commerce.
Porém, você não pode sair mandando mensagens e incluindo seus consumidores em grupos sem a devida permissão, os clientes precisam estar de acordo com isso para que sua estratégia de divulgação funcione.
Para que você faça isso corretamente selecionamos algumas dicas de como você pode utilizar os grupos do WhatsApp de maneira legal e clara, sem incomodar seus clientes e atingindo o público certo. É só continuar lendo:
7 Dicas para usar os grupos de WhatsApp no seu e-commerce
01 – Utilize um número exclusivo para seu perfil profissional
Pode ser tentador unificar todas as suas operações em um único número, devido a praticidade de realizar algumas ações. Mas acredite em nós, você não quer que os consumidores tenham acesso ao seu número pessoal.
O ideal é ter um número próprio para uso comercial e até mesmo um aparelho separado somente para isso. Dessa forma você consegue definir regras de contato, incluindo um horário de funcionamento e se aquele número recebe ou não ligações.
Além disso, ao usar um número exclusivo você passa uma imagem mais profissional do seu negócio.
02 – Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é a versão oficial do aplicativo para empresas. Com ele você pode criar um perfil profissional para o seu negócio e utilizar ferramentas únicas dessa versão para facilitar o gerenciamento das suas mensagens, além de passar confiança aos seus consumidores.
Uma das particularidades dessa versão é a possibilidade de registrar um número fixo como seu contato principal e não um número de celular. Assim, você pode utilizar o número da sua própria empresa.
Outra vantagem são as mensagens automáticas que você pode programar para quando não estiver disponível para atender um cliente. Como por exemplo: “Olá, obrigado pelo contato, nosso horário de atendimento é das 9h as 18h.”
O WhatsApp Business também te dá acesso a algumas métricas como quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas, que são importantes para mensurar o quanto a sua estratégia está funcionando.
Além disso, ao ter um aparelho e número dedicado somente para negócios você pode revezar o atendimento com a sua equipe.
03 – Peça permissão para adicionar aos grupos
Uma das restrições do WhatsApp Business é que você não pode iniciar uma conversa com seus consumidores, o primeiro contato deve vir deles.
Dessa forma, você também não pode sair criando grupos e adicionando todos os seus clientes sem a devida permissão, e nem deve fazer isso.
Mas você pode convidar seus consumidores para participarem de seus grupos, e a melhor forma de fazer isso é por meio de convites com links que levam ao grupo.
Para fazer isso você pode criar um e-mail explicando para seus clientes do que se trata o grupo e incluir uma CTA com o link do grupo para aqueles que desejam participar.
Assim você deixa a participação no grupo a escolha do cliente, que decide se quer ou não participar.
Veja como fazer o convite para o grupo por meio de link:
- Após criar o grupo clique em Dados do Grupo
- Vá em participantes
- Clique em Convidar via link
- Copie o link e adicione no seu e-mail
Depois é só disparar um e-mail com o link para a base selecionada.
04 – Faça uma segmentação
Um ponto importante a ser observado sobre os grupos é que eles possuem uma limitação de integrantes, cada grupo pode ter até 256 participantes.
Sendo assim, você deve pensar nos grupos da mesma forma como pensa nas suas campanhas, ou seja, faça uma segmentação e crie grupos para cada tipo de cliente na sua loja.
Por exemplo: se sua loja trabalha com calçados, você pode criar um grupo apenas para divulgar promoções de calçados masculinos ou femininos. Outro exemplo seria um grupo somente para consumidores que buscam numerações grandes.
Com isso você também consegue definir que tipo de conteúdo enviar, modificando o tom de voz e o visual das imagens e vídeos de acordo com as características do público-alvo.
A segmentação de grupos ajuda na criação de ofertas especificas, alcançando diretamente o público desejado e refletindo nas conversões.
05 – Ofereça exclusividade e conteúdo
Quais vantagens você vai oferecer para os clientes que decidam participar dos seus grupos? Você vai apenas informar sobre as novidades do seu e-commerce ou vai oferecer algo mais atrativo?
É bem provável que você não consiga atrair tantos membros para seus grupos se não oferecer nenhuma vantagem exclusiva, mas se focar na exclusividade pode obter mais sucesso.
Deixe claro para seus clientes que o grupo é uma exclusividade e que poucos clientes poderão participar desse canal, criando um senso de urgência e novidade.
Você pode divulgar:
- Cupons de descontos especiais
- Ofertas antecipadas
- Brindes exclusivos
- Conteúdos e dicas
- Novos produtos e serviços
- Eventos exclusivos
Se você vende semijoias, por exemplo, pode enviar dicas rápidas de combinação e de cuidados com as peças. Planeje todos esses tipos de conteúdo dentro da sua estratégia de marketing e não se limite a vendas, pense no engajamento e na fidelização de clientes.
Isso tudo mantem o interesse dos participantes e reforça a ideia de exclusividade, aumentando o engajamento e suas conversões.
06 – Tenha alguém ou uma equipe para gerenciar esses grupos
Ao criar um grupo de consumidores no WhatsApp você precisa de uma estratégia de como vai lidar com esse grupo, principalmente se você pretende criar mais de um.
Os grupos vão funcionar somente como divulgação ou também se estendem como um canal de atendimento? Você pretende ter uma comunicação unilateral ou deseja criar um relacionamento com esses grupos?
Dependendo de como você decidir lidar com esses grupos, pode ser necessário ter uma pessoa ou uma equipe de atendimento com foco total neles, afinal um grupo cheio com 256 pessoas pode gerar muitas mensagens e você não pode deixar esses consumidores sem apoio.
Também é importante criar regras para um bom convívio nesses grupos, como evitar palavrões, respeitar todos os membros e usar o grupo como um canal para falar apenas sobre a sua loja online. O administrador do grupo também é responsável por fazer cumprir essas regras.
Da mesma forma, essa pessoa será responsável por publicar conteúdos e promoções, além de interagir e gerar discussões pertinentes no grupo.
Porém, caso você decida que a comunicação do grupo deve ser unilateral e ele não funciona como um canal de atendimento, é possível ativar uma opção para que somente administradores enviem mensagens no grupo.
Isso pode causar uma insatisfação nos seus consumidores, mas é uma forma de manter tudo sob controle caso você tenha muitos grupos segmentados e não tenha uma equipe para gerenciar todos eles.
Para ativar essa opção vá em:
- Dados do grupo
- Configurações do grupo
- Enviar mensagens
- Somente admins
07 – Se atente as restrições do WhatsApp
Desde o início de 2019 o WhatsApp tem imposto algumas restrições a seus usuários e é preciso ficar atento para não ser bloqueado pelo aplicativo.
Essas restrições alteram principalmente o compartilhamento de mensagens, limitando a apenas 5 destinatários por vez. Ou seja, você só pode encaminhar uma mesma mensagem para 5 grupos, por exemplo.
Também sugerimos não utilizar nenhum outro programa de automação e envio de mensagens em massa, pois isso pode levar ao bloqueio do seu número no aplicativo.
Procure trabalhar apenas com o próprio WhatsApp e fazendo um gerenciamento grupo a grupo, dessa forma você fica dentro das regras e consegue gerar um atendimento cada vez mais personalizado para cada grupo.
Se usado corretamente o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta de divulgação do seu e-commerce, além de aproximar a sua marca dos seus consumidores gerando engajamento e confiança.
São benefícios bem interessantes e que podem refletir positivamente nas suas conversões. Vale a pena implementar uma estratégia nesse canal.
Gostou das nossas dicas? Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter e curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.