Enfim chegamos às esperadas Black Friday e Cyber Monday! O estoque está preparado, a equipe está treinada e tudo encaminhado com a logística! Então vamos falar de pós-vendas?
O pós-vendas é um processo importante no relacionamento com seus clientes. Afinal, se uma pessoa tem uma boa experiência de compra na sua loja, ela tende a voltar e comprar novamente. Além disso, um cliente satisfeito vai te recomendar, seja na internet ou diretamente com a família e amigos.
Para não ter erro, a equipe Shoppub reuniu algumas dicas para o seu processo de pós-vendas. Confira!
Mantenha o cliente bem informado
Quando falamos sobre relacionamento com clientes, comunicação é a chave! Em e-commerce, essa etapa ganha ainda mais importância, afinal todo mundo fica ansioso na espera da chegada do produto, não é mesmo?
Por isso, você deve manter o cliente bem informado após a compra, indicando cada passo relacionado a entrega do produto. Você pode, por exemplo, indicar se o produto foi enviado para transportadora ou Correios, ou se já saiu para ser entregue para o cliente.
Além disso, seja honesto sobre qualquer atraso ou imprevisto que possa ocorrer. Por exemplo, se o prazo de entrega vai ser maior do que o esperado, avise o cliente. Se possível, também ofereça alguma compensação, como um desconto na próxima compra.
Crie vantagens para o cliente voltar
Para criar um relacionamento que dure, é importante que você crie oportunidades para o retorno do seu cliente. Você pode oferecer promoções válidas apenas para já comprou na sua loja, como oferecendo descontos ou fretes grátis.
Outra grande vantagem que você pode oferecer é o uso de cupons de desconto. Assim, além de presentear seu cliente, você também incentiva uma nova compra.
Esteja presente
É importante que sua loja mantenha contato e esteja presente na vida de seus clientes. Você pode fazer isso de diversas maneiras, como através de e-mails desejando feliz aniversário ou boas festas.
Outra forma da sua empresa estar presente é utilizando redes sociais e aplicativos de comunicação, como o Telegram e Whatsapp. Você pode por exemplo, oferecer seus produtos, se conectar ao seu cliente, e até oferecer um suporte rápido para dúvidas.
Não subestime o poder do pós-vendas!
Com tantas ofertas de lojas e serviços, nem sempre é fácil conquistar a fidelidade do cliente. No entanto, quando você investe neste relacionamento, sua loja tem muito mais chance de ser lembrada. E esse é um momento importante para investir em um bom pós-vendas, afinal as compras para as festas de final de ano estão próximas!
Que tal colocar essas ideias de pós-vendas em prática no seu e-commerce? Vale a pena! E você já sabe, se precisar de ajuda nesse processo, você pode contar com o suporte da Shoppub.
Fonte: Wirecard.