Telegram: um novo aliado para seu e-commerce

O Telegram é um aplicativo de trocas de mensagens instantâneas que pode ser considerado um novo aliado para o seu e-commerce.
Então, confira com a gente porque esse app está ganhado espaço no comércio eletrônico mundial.

Quais os benefícios de utilizar o Telegram?

Com o aumento das vendas de e-commerce utilizando dispositivos móveis, milhares de lojistas adotaram o Telegram como seu principal meio de comunicação. Assim, veja as principais vantagens para usar esse app e torná-lo um novo aliado para seu e-commerce:

1 – Multidispositivo: esse app pode ser acessado simultaneamente em smartphones, tablets, notebooks e desktops.

2 – Não precisa mostrar o número do telefone: os usuários podem exibir um nome no lugar do número telefônico.

3 – Grupos e canais: seus grupos suportam até 200 mil membros, e não há limite de usuários dos canais do Telegram.

4 – Bots personalizados: crie seus próprios bots.

5 – Hashtags como filtro de buscas: utilize # dentro dos grupos para filtrar as palavras-chave.

6 – Criação de chats secretos: maior privacidade para suas mensagens.

7 – Envio de arquivos grandes: suporta arquivos de até 1,5 GB.

8 – API aberta: fácil integração com o seu e-commerce

Telegram como ferramenta de marketing

Afinal, como posso vender meus produtos pelo Telegram?

Antes de pensar nas vendas, foque em criar uma rede de seguidores que seja unida e disposta a receber suas ofertas. Se lembre que o uso do Telegram deve seguir suas estratégias de marketing de mídias sociais:

1 – Procure aumentar a visibilidade da sua marca
2 – Interaja com seus seguidores
3 – Conheça o seu público

Veja algumas dicas para pôr seus planos em prática:

Atraia usuários para seu canal

A maioria dos usuários do seu e-commerce não está acostumada a conversar com você pelo Telegram. Dessa forma, para conseguir seus primeiros seguidores, você terá que ir até eles. Ou seja, você precisa promover o seu canal/grupo!

Para promover o seu canal, entre em contato com seus seguidores de redes sociais, e com a sua lista de e-mail marketing. Em seguida, avise todo mundo que você está abrindo um canal no Telegram, e fale com eles sobre os benefícios de participar do seu canal! Muito importante: não se esqueça de que você precisa de seguidores!!!

Divida seus usuários em canais e grupos

Tenha em mente que o Telegram faz parte do seu funil de conversão. Assim, quanto mais segmentados forem seus usuários, maior será sua taxa de conversão! Por exemplo:

Imagine que você possui um e-commerce de eletrônicos. Então, ao invés de você criar um único canal/grupo, você pode criar dois ou três canais de acordo com seus produtos mais populares como smartphones, notebooks e videogames.

Dessa forma, você pode direcionar as ofertas e promoções para cada grupo, e evitar o envio de publicidade para grupos não interessados em determinados produtos.

Além disso, você pode criar grupos ou canais privados para oferecer um atendimento diferenciado aos seus melhores clientes. Afinal, quem não gosta de fazer parte de um grupo VIP?

Use bots para automatizar seus canais

A presença de bots no comércio eletrônico aumenta a cada dia. Confira algumas formas de utilizar esses “robozinhos” a seu favor:

1 – Responder perguntas frequentes sobre a disponibilidade de produtos, prazo de entrega, formas de pagamento, cores e tamanhos disponíveis.

2 – Compartilhar automaticamente em seus canais/grupos do Telegram as atualizações das suas redes sociais. Sim!!! Esse app permite que você configure um bot para fazer isso por você.

3 – Trabalhar como “vendedores virtuais”. Ter a opção de consultar um “vendedor” bem informado em um momento de dúvida, certamente vai elevar a experiência de compra dos seus clientes. Afinal, atendimento personalizado é sempre muito bem-vindo!

Além dos muitos bots à sua disposição, você pode criar o seu próprio bot utilizando a ferramenta “BotFather” do Telegram. Não seria legal ter o bot dos seus sonhos cuidando dos seus clientes?

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 Fonte: conexorama, doofinder

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