Você utiliza e-mail marketing?
Muita gente acha que essa forma de se conectar com os clientes está ultrapassada e fora de moda, especialmente quando consideramos a importância das redes sociais nos dias de hoje. Porém, o e-mail marketing permanece como uma das maneiras mais efetivas de realizar o marketing do seu e-commerce, sendo fundamental para uma maior conexão com alguns grupos de clientes.
No entanto, não basta encher a caixa de entrada dos seus clientes de propagandas. É necessário cuidado e estratégia, ou seu conteúdo será considerado apenas como spam ou irá parar direto na lixeira. Para não ter erro, seguem algumas recomendações e um passo-a-passo para um e-mail marketing de sucesso para a sua empresa.
Construa a sua lista de e-mails
A lista de quem vai receber seus e-mails deve incluir clientes atuais e potenciais. Se no cadastro dos seus clientes você já oferece a opção para que eles recebam a sua newsletter, fica mais fácil. Porém, as pessoas que ainda não são suas clientes podem precisar de algum incentivo para concordarem em receber seus e-mails.
É nessa hora que você precisa dar o seu melhor para criar algo que tenha valor a essas pessoas e que tenha algo a ver com o seu e-commerce. Por exemplo, se você trabalha com sapatos ou roupas, pode oferecer um e-book sobre moda e estilo para download.
Mas atenção – é necessário ter consentimento dessas pessoas para inclui-las nessa lista de e-mails. Isso se tornou ainda mais importante com a LGPD – saiba mais aqui.
Crie conteúdos que importam
Se seus clientes começarem a receber e-mails que são apenas propaganda, eles não irão se interessar pelo que você tem a dizer. Aproveite essa oportunidade para melhorar o relacionamento com seus clientes.
Oferecer uma mensagem mais pessoal antes de qualquer lista de ofertas ou produtos novos do seu e-commerce é uma ótima maneira de fazer isso. Então fale com seus clientes, conecte-se! Interaja como em uma conversa, e depois ofereça os seus produtos ou serviços.
E-mail bom é e-mail curto
Quantos e-mails você recebe por dia? Com certeza muitos! Para aumentar as chances de que seu e-mail seja lido e considerado, mantenha ele curto, porém gentil e educado. É desafiador, mas um conteúdo de valor transmitido de forma simpática e rápida pode te gerar muitas conversões!
Automatize e personalize
Com o tempo, sua lista de e-mails deve aumentar, e com isso, fica mais complicado de enviar e-mails personalizados aos seus clientes. Porém existem diversas ferramentas que podem te ajudar nesse processo, personalizando seus e-mails para cada cliente.
As plataformas para automação de e-mails permitem o uso de tags referentes ao nome e outras informações de seus clientes. Por exemplo, uma das tags disponíveis (*|PNOME|*) é referente ao primeiro nome de cada pessoa cadastrada na sua lista de e-mails. Então se você mandar um e-mail escrito:
“Olá *|PNOME|*”
Seus clientes receberão um e-mail personalizado com seus próprios nomes (por exemplo, “Olá José” ou “Olá Ana”).
A automatização também permite que você planeje seus e-mails com antecedência e agende o envio para outra data. Sendo assim, você consegue programar o que será enviado nas próximas semanas, o que auxilia muita a gestão de tempo, não é verdade?
Conecte-se com seus clientes!
Quando pensamos em relacionamento com nossos clientes, devemos estar onde eles estão – e praticamente toda pessoa que compra virtualmente possui um e-mail. Sendo assim, não deixe de usar essa ferramenta nas suas estratégias de marketing!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso suporte! Agora se você ainda não é cliente Shoppub, clique aqui e vamos te mostrar porque somos a melhor opção para o seu e-commerce!
Fontes: Neil Patel, Freepik.