Todo o trabalho em conseguir novos clientes no e-commerce pode ir por água a baixo se você não utilizar técnicas ou estratégias para fidelizar esses clientes. Um cliente fidelizado e que faz compras recorrentes vale mais para o seu negócio do que aqueles que compram apenas uma vez, então trabalhar essa recorrência deve ser um objetivo constante do seu e-commerce.
Mas quais estratégias de fidelização e retenção de clientes você pode colocar em prática para conseguir um crescimento a longo prazo? Abaixo, você confere 5 dicas que vão te ajudar nessa:
01 – Tire vantagem de e-mails personalizados
O e-mail marketing pode ser usado para muito mais do que apenas informar sobre as suas promoções, é uma ferramenta que permite criar mensagens inspiradoras e que ajudam a manter a sua base de clientes interessada.
Personalizar um e-mail nada mais é do que deixar a sua mensagem mais humana e direcionada. Um bom exemplo são os e-mails de aniversário contendo uma mensagem parabenizando o seu cliente e um cupom de desconto especial como presente.
Para criar esse senso de personalização, utilize uma linguagem mais pessoal e que fale diretamente com o cliente. A maioria dos provedores de e-mails também permitem incluir tags que adicionam o nome de quem irá receber a mensagem.
Os e-mails personalizados ajudam no aumento das:
- Taxas de abertura;
- Taxas de cliques no conteúdo;
- Finalizações de compra;
- Interações com o cliente.
Essa é uma das estratégias mais simples para fidelizar clientes.
02 – Comece um programa de recompensas
Para trabalhar a repetição de compra no e-commerce você precisa dar aos seus clientes um motivo para voltar a sua loja, e uma das formas de fazer isso é criando um programa de recompensas para seus clientes.
Esse tipo de programa ajuda a melhorar a sua relação com clientes novos e antigos, além de encoraja-los a divulgar a sua loja para amigos e familiares.
O mais comum é criar um programa de pontos onde a cada ação do cliente, como usar o cartão da loja ou realizar uma compra no seu site, ele vai acumulando uma pontuação e pode trocar por alguma recompensa.
Essas recompensas podem variar de cupom de desconto a frete grátis, tudo vai depender do seu negócio e do que você está disposto a oferecer. O importante é que a recompensa se reverta em uma nova compra na sua loja, afinal, o programa existe para trabalhar a recompra e fidelizar o cliente.
03 – A importância da conveniência
A conveniência é um dos fatores principais de sucesso do comércio eletrônico. Os clientes adoram clicar e comprar de onde estiverem, recebendo os produtos em casa. Mas, se você não torna todo o processo conveniente, desde compra, entrega ou devolução, você pode perder clientes a longo prazo.
Existem algumas maneiras de melhorar essa conveniência:
- Facilite o processo de checkout, nada de formulários gigantescos;
- Ofereça mais de uma opção de entrega, desde uma forma mais econômica e demorada até uma mais rápida e cara;
- Facilite as trocas e devoluções;
- Frete grátis para compras acima de determinado valor.
Quando você combina uma compra simples com envio rápido e uma devolução simplificada, você melhora a experiência de compra do seu cliente e aumenta as chances de novas compras.
04 – A Jornada Social
O advento das redes sociais mudou completamente a dinâmica de funcionamento do e-commerce. Um dos motivos é o fato de uma pessoa gastar em média duas horas do seu dia logado em alguma rede social.
Com grande parte dos usuários online nessas redes e tomando decisões de compra influenciados pelo que veem, é fácil entender porque as redes sociais são importantes em um plano para fidelizar clientes.
As redes não vão servir apenas para divulgar seus produtos e marcas, é um campo extremamente fértil para se comunicar com seus clientes e criar relações que vão além da venda.
Faça postagens mostrando o dia a dia da sua empres e o seu processo de trabalho, utilize memes que sejam alinhados com a sua marca e traga personalidade para o seu negócio. Isso irá aproximar os seus clientes e mostrará o lado mais humano da sua empresa.
05 – O preço baixo
Já falamos sobre a importância da conveniência na hora de comprar online, mas outro ponto importante para que o cliente decida pela compra no e-commerce é em relação ao preço.
A maioria dos clientes costuma pesquisar antes de comprar online, comparando preço, frete, prazo de entrega e confiabilidade entre as lojas. Mas a grande maioria acaba sempre decidindo pela loja onde o preço é mais baixo.
Se a sua loja não possui preços competitivos, sentimos em lhe informar que você não estará no mercado por muito tempo.
Faça um acompanhamento dos seus principais concorrentes e garanta um preço que seja competitivo com os deles, além de oferecer as melhores opções de envio.
Para isso, faça bons acordos com os seus fornecedores e transportadoras, garantindo que você não fique para trás na oferta de produtos.
Fidelizar clientes não é algo que acontece de um dia para o outro, você deve trabalhar constantemente para garantir que os seus clientes continuem a bordo do seu negócio, mas as com as estratégias certas você pode encontrar o equilíbrio ideal para a sua marca.
Faça testes, analise e pondere sobre o que funciona ou não para você, encontrando o seu caminho para fidelizar seus clientes.