Para qualquer e-commerce é um desafio levar perfeitamente um cliente para a compra. O chekcout, momento crucial da venda, é uma área onde muitas lojas ainda sofrem para fornecer uma experiência de compra ideal. Seja numa compra online ou em uma loja física, uma experiência de compra ruim pode resultar em abandono de carrinho.
Então, como você pode prevenir que os seus consumidores parem de abandonar as suas compras? Veja quatro dicas abaixo.
1 – Mantenha o processo simples
Muitos clientes tem pouco tempo livre, se distraem facilmente, e normalmente existe uma ampla variedade de outras marcas disputando pela sua atenção. Um processo de checkout lento ou complexo pode leva-los direto para a concorrência. A média de um checkout é de 5 páginas, porém você pode diminuir essa média com uma funcionalidade chamada One Page Checkout, clique aqui para saber mais.
Muitos passos vão frustrar o cliente, o que pode resultar em abandono de carrinho e diminuição no lucro. Implemente também um indicador de passos, mostrando claramente para o consumidor em que etapa do processo ele está, isso ajuda a administrar o processo.
2 – Diminua o tempo de espera
Muitas lojas tentam diminuir ao máximo a espera de um cliente na fila para finalizar a compra, a mesma atitude deve ser aplicada no e-commerce. Disponibilizar uma opção para finalizar a compra como “convidado” reduz o tempo de processamento, permitindo que os consumidores façam uma compra sem a necessidade de se cadastrar ou criar uma conta.
Cerca de 33% das lojas não oferece essa opção, o que pode ter um impacto direto no seu número de conversões. Claro que, obter os dados dos consumidores durante o processo de cadastro, é importante para poder se comunicar e oferecer ofertas personalizadas no futuro. Mas você deve considerar oferecer as duas opções para finalizar a compra e mostrar algum incentivo para que os clientes escolham o processo de registro.
3 – Evite surpresas no último minuto
A finalização da compra é um ponto crítico na jornada do consumidor, e você deve fazer de tudo para encorajar a compra e evitar que o cliente tenha uma surpresa com custos adicionais no último minuto. Cupons de desconto e frete grátis são uma ótima forma de encorajar o cliente a finalizar a compra.
Reduza os riscos de abandono do carrinho ao permitir que os clientes visualizem todas as informações de custo de envio no começo do checkout, além de permitir a inserção de códigos de desconto no início. Isso também pode gerar compras adicionais caso o cliente perceba que pode comprar mais itens com o dinheiro que está economizando.
Informar o custo do frente no final do processo de checkout pode fazer o cliente desistir da compra caso o valor esteja acima do esperado. Ainda existem muitas lojas que só informam o valor do frete ao final da compra. Disponibilize uma prévia do carrinho de compras e os custos adicionais o quanto antes, possibilitando que o cliente possa ajustar a compra de acordo com o seu bolso.
4 – Refresque a memória dos clientes
Existem muitos motivos que levam um cliente a abandonar carrinho de compras, e mesmo que você aborde a maioria delas ainda haverá abandono. Contudo, isso não significa que a venda está perdida. A automação no marketing torna fácil seguir os passos dos consumidores e fazer com que eles voltem para a loja.
Enviar mensagens automáticas lembrando o cliente do carrinho abandonado é uma forma eficiente de trazer de volta o interesse desse cliente. Além disso, um lembrete de carrinho abandonado pode recuperar até 25% das compras. Entretanto, um alto número de lojas não faz uso dessa estratégia.
Um pequeno número de lojas envia apenas um lembrete, contudo, pesquisas demonstram que uma série de mensagens é mais efetivo. Se você mantém os consumidores felizes durante o checkout, personaliza mensagens de abandono e se preocupa com a experiência de compra, você tem boas chances de ser lembrado pelos clientes em suas futuras compras.
Fonte: Econsultancy