Com um crescimento constante mesmo durante a crise, é comum que muitas pessoas se sintam atraídas pelo e-commerce. Mas para quem nunca trabalhou nessa área muitas dúvidas podem surgir, então preparamos uma pequena lista com as perguntas mais comuns de quem decide começar a investir nesse ramo. Esperamos que seja de grande ajuda, confira:
1 – Como montar uma loja virtual?
Essa é a dúvida inicial e a pergunta que mais ouvimos aqui na Shoppub. Não é à toa que a sua resposta também pode ser bem complexa. Diríamos que antes de qualquer coisa é necessário que você decida o que a sua loja vai vender, qual o seu diferencial e que você faça uma pesquisa de mercado para saber se existe como se destacar no nicho escolhido.
Após isso é necessário criar um CNPJ para a sua empresa, registrar uma marca e começar as definições de público alvo e leque de produtos iniciais. É preciso definir se você vai montar uma loja própria ou se irá vender em marketplaces. Clique aqui para saber mais sobre marketplaces.
Se decidir por uma loja própria você esbarrará em outras escolhas como design da loja, qual plataforma de e-commerce usar, hospedagem, integrações, divulgação, ferramentas e afins. Talvez uma consultoria sobre e-commerce seja uma ótima escolha para iniciantes.
2 – O que é uma plataforma de e-commerce?
A plataforma de e-commerce é o sistema que irá gerenciar a sua loja online. A partir dela você irá cadastrar seus produtos, gerenciar pedidos, formas de pagamento, definir categorias, inserir banners, gerenciar cadastro de clientes, entre outras opções. No e-commerce, a plataforma é algo que precisa ser tratado e avaliado de forma continua porque ela é fundamental para toda operação.
Ao buscar por uma plataforma de e-commerce você deve levar em consideração quais as necessidades da sua loja/empresa. Usabilidade, segurança, ferramentas de marketing e outros fatores devem ser levados em consideração na sua escolha.
A nossa recomendação é a plataforma de e-commerce da Shoppub. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de e-commerce, é uma plataforma completa para pequenos, médios e grandes varejistas.
3 – Como devo administrar meus produtos?
A administração dos produtos envolve controle de estoque, cadastro de novos produtos, embalagem, envio e afins. Todas essas etapas exigem uma atenção especial, pois elas passam um pouco da imagem da sua empresa para o seu cliente. Afinal nenhum cliente gosta de comprar um produto sem estoque ou receber uma caixa amassada.
No início recomendamos que você trabalhe com um estoque pequeno, analisando qual produto vende mais, montando aos poucos o seu mix completo de produtos. Se atualize sobre as tendências de mercado e o perfil do seu consumidor, adquirindo itens com potencial para venda.
Também é necessário cadastrar o produto na sua plataforma. A página do seu produto deve conter informações detalhadas sobre cada item, especificações técnicas como tamanho e cores, além de fotos de boa qualidade. Não esqueça de trabalhar palavras-chave na descrição do produto.
Embalagens e o envio dos produtos fazem parte da logística do seu e-commerce. Você precisa organizar essas etapas para não entregar pedidos fora do prazo.
4 – Tenho que ter uma equipe 24h?
Resposta simples e direta: Não. A sua loja ficará no ar 24h por dia, 7 dias por semana, mas isso não quer dizer que você também precisa ter uma equipe integral. Você pode ter um atendimento durante o horário comercial, dando andamento a pedidos e e-mails de contato durante esse período. O importante é que você informe na sua loja o horário de atendimento, para que os clientes fiquem cientes de que o seu pedido ou solicitação serão atendidos no próximo dia útil.
5 – Como funciona o pagamento e a entrega?
Os pagamentos são feitos através da sua plataforma de e-commerce, que faz a conexão do seu negócio com os adquirentes de pagamento. Cada plataforma irá fornecer diferentes formas de pagamento para você incluir na sua loja, desde cartões até boleto.
A plataforma Shoppub oferece todas as formas de pagamento, incluindo pagamento com dois cartões de crédito. Para mais informações clique aqui.
Em sua maior parte, as empresas do e-commerce utilizam o serviço dos Correios para realizar as suas entregas, ou o serviço de transportadoras. Aqui também é importante ter uma plataforma de e-commerce integrada com o serviço dos correios para facilitar o envio de códigos de rastreio e calcular corretamente o valor do frete.
Também existem modelos de entrega alternativos, como a entrega com bicicleta, retirada no local ou entregar pessoalmente para compras na mesma cidade do seu negócio.
6 – Devo ter atendimento ao cliente?
Sim, o atendimento ao cliente é uma parte importantíssima na operação de um e-commerce. O atendimento ajuda a trazer credibilidade a sua loja e te aproxima do seu consumidor. O cliente costuma ter mais dúvidas em uma compra online do que em uma compra em loja física, por isso o atendimento online pode ser fundamental para ajudar na conversão de vendas. Ofereça o atendimento em diversos canais como por exemplo: telefone, e-mail, chat, formulário e redes sociais.
O pós-venda também faz parte do atendimento ao cliente e serve para medir o nível de satisfação com a compra, identificar possíveis erros, auxiliar em trocas e devoluções, e fidelizar clientes.
7 – Como eu divulgo a minha loja?
Você pode divulgar a sua loja de muitas formas, mas antes de começar essa divulgação é necessário ter bem claro o perfil do seu público alvo, para que o dinheiro investido nessa divulgação não seja em vão.
Com o perfil definido você pode investir em buscas, Google ads, blogs parceiros, impulsionamento de publicações em redes sociais, e-mail marketing, banners, retargeting, etc.
Não faltam canais para divulgação, trace uma boa estratégia com perfil de público definido, quais canais esse público está, adeque a linguagem e abordagem para esse público e comece a investir. É importante analisar sempre quais canais estão dando resultado e adequar a sua estratégia conforme necessário.
Tem mais alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato, podemos te ajudar =)