De tempos em tempos é preciso dar aquela repaginada no visual pra não ficar preso no passado, não é mesmo? Mas você já parou pra pensar que isso também pode ser aplicado para reinventar o seu e-commerce?
Mudar uma cor aqui, trocar um banner, adicionar novos produtos ou categorias. Tudo isso pode ajudar a dar uma cara nova para sua loja online, além de não serem mudanças que vão custar muito ao seu bolso.
Com pequenos toques você pode reinventar o seu e-commerce sem correr grandes riscos, e nesse post vamos dar algumas ideias de como fazer isso, confira abaixo:
7 ideias para reinventar seu e-commerce
Adicione novas categorias
Essa dica pode ser dividida em duas opções: criando novas categorias para produtos existentes ou adicionando novos produtos no seu catálogo.
- Na primeira opção você precisa analisar o seu mix de produtos e verificar se é possível melhorar a categorização dos itens existentes. Será que todos estão corretamente categorizados? Ou será que se encaixariam melhor em uma subcategoria ou categoria própria?
- Na segunda opção você pode adicionar novidades no seu catálogo de produtos e oferecer mais variedade aos seus clientes. Claro que tudo dentro da sua proposta de negócio.
Criar novas categorias facilita a busca de produtos dos seus clientes, evitando que eles saiam da sua loja online por não encontrar o que precisam.
Atualize seus preços
Mudar o preço de produtos pode ser uma boa forma de testar o impacto que isso causa nas suas vendas, seja aumentando ou diminuindo.
Aqui a pergunta que você deve se fazer é “Estou cobrando corretamente pelos meus produtos?”.
Para responde-la corretamente e fazer o ajuste final no preço dos seus produtos você precisa analisar alguns pontos, como o custo do produto para sua loja, sua margem de lucro e suas despesas operacionais com cada venda.
Além disso, também é bom fazer uma comparação de preços com seus principais concorrentes. Sempre analisando quais valores funcionam melhor para o seu negócio e para seus clientes.
Ah, não esqueça de fazer aquela promoção e oferecer uns descontos de tempos em tempos.
Ofereça novos métodos de pagamento
Quem compra no e-commerce gosta de ter opções para pagar. Sendo assim, saia do básico e ofereça outros métodos de pagamento além de boleto e cartão de crédito.
Você pode adicionar opções de pagamento com dois cartões, cartão de débito, depósito, transferência, PayPal e entre outros.
Talvez seja interessante até rever as suas integrações de pagamento e mudar para outras soluções como a Moip ou a Mundipagg, por exemplo.
Atualize as descrições dos seus produtos
A descrição de um produto tem o poder de influenciar o cliente a comprar ou não um produto.
Elas fazem com o que o cliente sinta tudo o que aquele produto pode fazer por ele, e quando esses benefícios não são claros a tendência é que o cliente abandone a compra.
Portanto, dê uma boa olhada nas suas descrições de produto e verifique se elas estão realmente cativando o cliente. Há quanto tempo você não as atualiza?
Faça uma descrição com foco no cliente, ajuste o tom de voz e mostre todos os benefícios daquele produto.
Essa dica é especialmente importante para lojistas que copiam e colam as descrições de produtos que recebem de seus fornecedores.
Crie sua própria descrição, você ganha em qualidade e melhora o seu SEO.
Inclua uma ajuda durante a compra
Muitos clientes podem se sentir perdidos ou em dúvida durante uma compra online, e a falta de um atendimento imediato pode fazer com que eles desistam de finalizar o pedido.
Uma ideia interessante para ajudar esses consumidores indecisos é adicionar um chat ou um botão de atendimento pelo WhatsApp na sua loja.
O cliente poderá falar na hora com um atendente, tirar todas as suas dúvidas e ficará mais propenso a finalizar a compra. Além disso, o cliente irá confiar mais na sua marca.
Simplifique seus produtos
Como falamos acima, muitos clientes podem ficar confusos durante a compra. E um dos principais motivos para isso acontecer é a quantidade de opções de um mesmo tipo de produto, o cliente fica sem saber como escolher.
Torne as coisas mais simples, você não precisa oferecer dezenas de tipos diferentes de um mesmo produto.
Ofereça produtos bons e funcionais, mas caso decida oferecer várias opções, deixe claro as diferenças entre cada uma delas.
Faça um acompanhamento de pós venda
Você tem acompanhado seus consumidores depois que eles recebem o seu produto?
É interessante realizar algumas atividades nesse sentido, pois um bom pós venda faz com que seus consumidores lembrem do seu e-commerce e voltem mais vezes.
Algumas ideias para essa ação podem incluir um e-mail de agradecimento pela compra, um cupom de desconto para a próxima compra ou um pedido de avaliação para a loja.
Tudo isso melhora a experiência de compra dos seus consumidores e influencia positivamente na reputação da sua loja.
Essas dicas, em sua maioria, são bem simples de serem colocadas em prática e podem dar uma boa renovada na sua loja online.
Então, que tal colocar algumas delas em prática e reinventar o seu e-commerce?
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