Destacar-se no e-commerce não é uma tarefa fácil, principalmente quando você é um pequeno lojista tentando competir com os grandes players. Fica complicado competir com preços e facilidades, mas existem alguns pontos que podem ser grandes diferenciais para a sua loja. Isso inclui investimentos na sua marca, serviço, produtos e clientes.
Afinal, como você tem tratado seus clientes? Você pode dizer que eles tiveram uma experiência memorável após comprar na sua loja?
Ao focar os seus esforços em criar uma experiência de compra única para seus consumidores, você também estará investindo em lealdade e ganhando publicidade boca-a-boca.
Agradar os seus clientes e mostrar que a sua empresa se importa com eles, mostra o lado humano da sua marca e cria conexões que vão ajudar no seu crescimento no e-commerce.
Pensando nisso, listamos 6 ideias de ações que podem ser desenvolvidas para agradar os seus clientes e, consequentemente, destacar a sua loja. Confira:
1 – Cartão escrito a mão
Você não precisa gastar muito para criar um efeito “UAU” quando o cliente receber um produto da sua loja. Às vezes, um simples cartão escrito a mão pode transformar toda a experiência de compra do consumidor.
Escrever uma nota personalizada agradecendo pela compra mostra que existe um ser humano envolvido por trás da tela. Um cartão manuscrito é algo que vai além das mensagens digitais efêmeras, é mais significativo e profundo do que apenas um e-mail que pode se perder na caixa de entrada.
Lembre-se de direcionar o cartão utilizando o nome do cliente, dizer obrigado pela compra e demonstrar que o cartão foi feito especialmente para ele.
Pode ser difícil enviar um cartão para cada compra realizada na sua loja, então crie uma meta mensal para você e a sua equipe. Se você quer enviar 50 cartões por mês, divida esse valor por semana e vá trabalhando para conquistar essa meta.
É algo simples e barato, mas que pode render um impacto positivo para a sua marca.
2 – Adicione um mimo ou brinde
Adicionar uma coisinha extra a um pedido é uma ótima forma de agradecer seus consumidores. Você já teve os gastos com a embalagem e o frete, então enviar um pequeno mimo com o pedido não vai custar muito ao bolso da sua empresa e vai dar aos clientes uma alegria a mais no recebimento.
Os clientes aguardam ansiosamente pela chegada do produto, então essa é uma oportunidade de aumentar esse encanto e agregar valor ao pedido.
Você pode adicionar coisas simples como:
- Balas
- Adesivos
- Porta copos
- Canetas
- Pequenos guias com dicas
- Mini pôster
- Cartão postal
Você pode segmentar os brindes de acordo com o tipo de pedido ou escolher algo que represente a sua marca para incluir em todos.
3 – Amostra grátis
Caso o seu mix de produtos permita, outra possibilidade bem parecida com os brindes são as amostras grátis.
Enviar uma amostra grátis de outro produto é uma ótima maneira de surpreender e encantar seus clientes. Além disso, elas apresentam algo novo que o seu cliente ainda não comprou. Caso eles gostem da amostra, podem acabar comprando o produto em uma próxima compra.
O segredo aqui é combinar a amostra grátis com o perfil do cliente, garantindo que seja algo que ele vá gostar e usar.
4 – Vídeo personalizado
Quer ir além de um cartão agradecendo pela compra? Grave um vídeo personalizado para seus clientes. O que torna o vídeo bem interessante é que é impossível ser falso, o consumidor está te assistindo e percebe o quanto você se esforçou para fazer aquele conteúdo.
Não precisa ser um vídeo longo, faça apenas o suficiente para agradecer pela compra e mostrar ao cliente que você se importa.
Você pode utilizar os vídeos em um contato no pós-venda ou em datas especiais como aniversário e natal.
5 – Ofereça descontos para as próximas compras
Recompensar os seus consumidores mais leais com descontos e cupons é uma boa forma de trabalhar a recorrência nas compras. Embora você tenha que ter cuidado com descontos, pois eles podem treinar os consumidores para esperar por preços mais baixos, enviar um cupom para um novo consumidor é, geralmente, um ótimo custo-benefício para manter ele interessado na sua loja.
Você pode criar uma segmentação e enviar um cupom de 10% ou 15% para clientes que não compram na sua loja há um tempo.
Para trabalhar ainda mais a sensação de oferta personalizada, utilize frases como:
- Apenas para você
- Como um agradecimento pela sua confiança
- Um pequeno agrado para você
6 – Destaque seus clientes
Mostrar publicamente quem são os seus clientes é uma ótima forma de expressar o quanto você se importa com eles.
Você pode fazer isso compartilhando conteúdo criado pelos seus seguidores, como repostar imagens no seu Instagram ou Facebook, ou participar de conversas que envolvam a sua marca no Twitter.
Compartilhar conteúdo criado pelos seus usuários pode ser extremamente benéfico para o seu negócio, pois ajuda a criar credibilidade e a conquistar novos clientes. Além disso, cria um vínculo entre você e seu cliente.
Existem muitas formas de agradar os seus clientes e trabalhar a lealdade no pós-compra. Lembre-se que o segredo é tratar o relacionamento com o seu cliente no âmbito pessoal. Criar esse tipo de relação com seus consumidores te dá a oportunidade de elevar a sua marca e se destacar da concorrência.