Estamos às vésperas da melhor época de vendas para o comércio eletrônico. E, certamente, você que é empreendedor já fez um checklist detalhado para arrasar nas vendas. Afinal, o Natal é uma comemoração global, e as pessoas gostam de presentear nessa data. Esta é a oportunidade de falar de forma estratégica com seu público. Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo com dicas sobre como uma boa comunicação pode atrair e fidelizar novos clientes.
Então fique ligado nas dicas para vender mais neste fim de ano. Vamos lá!
Comunique-se de forma estratégica
O Natal mexe com a emoção das pessoas.
Seja por questões culturais ou religiosas, de maneira geral todos ficam mais emotivos quando essa data comemorativa vai chegando.
E essa sensação de felicidade torna as pessoas mais solidárias e afetivas.
Em outras palavras, esse afeto é demonstrado por meio de presentes a familiares e amigos. Ou seja, é neste momento que o comércio fica aquecido.
E sua loja precisa se diferenciar para aumentar o faturamento.
Por isso, use e abuse de uma estratégia de vendas que está ao seu alcance: a comunicação com seus clientes.
Tudo o que sua equipe precisa fazer é trabalhar de forma efetiva para que todos os clientes sejam atendidos e as dúvidas, sanadas.
Portanto, aqui vale dedicar um tempo para traçar um plano de atendimento diferenciado para este período de vendas.
Tome nota e invista nas estratégias a seguir.
Organize sua loja
O modo pelo qual você organiza a vitrine da sua loja virtual é uma forma de comunicação.
Por isso, preparamos algumas questões para que você e sua equipe possam refletir.
-Como está o layout do seu e-commerce?
-Será que os produtos estão dispostos da melhor forma? Estão separados por categorias, cores e tamanhos?
-Como está o estoque?
-E a logística interna para reposição dos produtos, como está?
-Sua loja tem um bom sistema de atendimento?
-E a logística externa? Você conta com bons parceiros?
-Quais as novidades de seu e-commerce para o pós-venda?
Bem, se você não respondeu de forma positiva a todas as questões, então é hora de agir: reúna já o seu time e promova as mudanças necessárias o quanto antes.
Afinal, quanto mais organizada sua loja estiver, mais clara será a comunicação com seu público.
Aproveite a experiência do cliente
Este é um excelente termômetro para saber como uma boa comunicação pode atrair e fidelizar novos clientes.
O contato de sua loja com o público é uma ferramenta que promove integração para alcançar os resultados desejados.
Na prática, essa interação ajuda a deixar sua marca na memória do consumidor. E você já sabe: cliente satisfeito compra e sempre volta!
Portanto, revise a comunicação com seu público para saber se está realmente efetiva. Aproveite os resultados da experiência do cliente para melhorar o que for preciso.
Invista no Marketing de Relacionamento
Já está comprovado que o Marketing de Relacionamento é uma das estratégias mais vantajosas para o comércio eletrônico.
Ao ficar próxima do seu público, sua loja cria uma relação de fidelidade com os clientes.
Dessa forma, os produtos ou serviços oferecidos por seu e-commerce serão sempre lembrados quando o consumidor precisar de algo.
Mas como manter esse relacionamento?
Você pode começar investindo num bom sistema de atendimento.
Por exemplo: se o cliente entrou em contato, jamais o deixe esperando. Ao invés disso, coloque-se na pele do consumidor e pense em como gostaria de ser atendido.
Ofereça todas as facilidades de compra em seu e-commerce; mostre opções de produtos, formas de pagamento e seja educado e simpático.
Nesse momento, você deve se esforçar ao máximo para oferecer a melhor experiência para seus clientes.
E essa boa comunicação vai ficar na mente do consumidor como uma lembrança muito positiva.
Invista em conteúdo
Outra dica que ajuda a fortalecer a imagem de sua loja é a descrição detalhada dos produtos.
Isso gera credibilidade e confiança, e, naturalmente, colabora para aumentar as vendas e promover o reconhecimento de seu e-commerce.
Portanto, faça uma revisão em todas as descrições de produtos de sua loja para ganhar a preferência dos consumidores.
Aposte na comunicação digital
É como diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”. Por isso, se você quer ter um contato eficiente com seu público, invista em comunicação digital.
Comece atualizando o site do seu e-commerce.
Aposte também nas redes sociais com anúncios e campanhas, envie e-mails marketing, crie um blog e faça uma newsletter para comunicar todas as novidades de sua loja.
Outra dica importante é usar a Inteligência Artificial para agilizar os atendimentos.
Afinal, não é só de preço competitivo que vive uma loja. É preciso também se fazer presente a todo momento.
Tenha uma plataforma interativa
Uma plataforma otimizada, de fácil navegação, facilita a vida dos seus clientes. E, por consequência, ajuda sua loja a vender mais.
Assim sendo, garanta que seu e-commerce tenha uma comunicação direta e intuitiva pois, como você já sabe, uma boa comunicação pode atrair e fidelizar novos clientes.
Dessa forma, com menor esforço e uma experiência agradável, você vai garantir a satisfação do seu público.
Por fim, se você tem alguma dúvida, não perca tempo e fale com a Shoppub. Afinal, nossa equipe está preparada para te auxiliar nessa jornada.
Desde já, torcemos para que 2021 termine com resultados surpreendentes!
Boas vendas e boas festas!
Fonte: Freepik