Relatório: O Comportamento do consumidor online em 2018

por Shoppub

Em um estudo realizado pela Social Miner em parceria com a Vindi, Neoassist e Anymarket, foi analisado o comportamento do consumidor no e-commerce em 2018.

Relatório: O Comportamento do consumidor online em 2018

O relatório, que contou com dados de mais de 35 milhões de consumidores cadastrados, traz insights sobre vendas, categorias e as principais datas para o comércio eletrônico.

Vendas subiram no segundo semestre

Um dos grandes destaques do relatório são os dados de vendas do segundo semestre, que concentrou 60,45% das vendas do ano, enquanto o primeiro semestre ficou com 39,55% das vendas.

Esse aumento foi impactado principalmente pela Black Friday, que sozinha representa 1,88% do total de acessos no ano, um volume 6,5 vezes maior do que o Dia do Consumidor em 15 de março, segunda data com o maior número de tráfego.

O aumento de visitas pode ser explicado pela expectativa que a Black Friday gera no consumidor, que procura por novos sites em busca das melhores ofertas. Esse também é um ótimo momento para cadastrar novos leads e trabalhar para que eles se tornem clientes fidelizados.

Categorias mais vendidas no ano

Já nas categorias de produtos, o destaque ficou para o seguimento de Beleza e Saúde, com 35,78% das vendas. O Top 5 das categorias mais vendidas ficou assim:

  • Beleza e Saúde – 35,78%
  • Moda – 17,89%
  • Informática – 14,35%
  • Multicategorias – 9,12%
  • Bebidas – 6,38%

Na divisão por gêneros, as mulheres consumiram mais nas categorias de Bebês (92,41%), Moda (89,23%) e Beleza e Saúde (83,63%). Enquanto os homens concentraram suas compras em Informática (92,58%), Bebidas (70,12%), e Eletrônicos (65,54%).

Na variação de vendas por região, o Sudestes teve a maior participação com 67,29% das vendas.  São Paulo foi o estado que mais contribuiu com esse número, tendo 40,49% de participação.

Mobile Vs Desktop

O relatório também analisou as variações de vendas de acordo com o dispositivo utilizado.

O mobile continua crescendo nas vendas no e-commerce e já corresponde a 24% das vendas totais, mas o Desktop continua na frente com 76% das vendas.

Porém, quando analisadas por categorias, algumas vendas já se aproximam do total vendido no desktop. No mobile, a categoria de móveis vendeu cerca de 46,7%.

Além dessas informações, o relatório também conta com análises detalhadas das principais datas do comércio eletrônico, métodos de pagamento, canais de atendimento e ticket médio.

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

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