A pergunta no título do nosso post é uma das dúvidas mais comuns no e-commerce. A resposta para o que é uma boa taxa de conversão depende do que a sua empresa define como “conversão”. Um loja online que vende produtos muito caros provavelmente terá uma taxa de vendas menor do que uma loja que vende produtos baratos, por exemplo.
Mas dentro do universo de cada uma dessas lojas, a taxa de conversão ideal pode variar bastante. Afinal, o que está sendo medido e contado como conversão? São as inscrições na newsletter? Curtidas nas redes sociais? Resenhas de produtos? Compradores novos ou recorrentes?
Todas essas métricas são importantes pois a conversão vai muito além de apenas aumentar as vendas. Também é preciso ter informações sobre seus consumidores que vão ajudar a conduzir até a venda.
Por isso, nesse post vamos falar sobre os tipos mais comuns de conversão no e-commerce e dar dicas de como melhorá-las.
Adicionando no carrinho
Essa taxa de conversão indica a quantidade de consumidores que adicionaram produtos da sua loja no carrinho, independentemente de eles terem ou não finalizado a compra. Essa ação indica uma intenção de compra, e geralmente é mais alta que a taxa de conversão de vendas.
Uma taxa alta de consumidores adicionando produtos no carrinho indica que as páginas de produtos estão bem estruturadas e com botões call-to-action eficazes.
Para aumentar as taxas de produtos adicionados ao carrinho você pode:
- Criar páginas de produtos atraentes e sem distrações;
- Destacar o botão de adicionar ao carrinho, deixando dentro da visão do consumidor;
- Usar chamadas destacando seus produtos exclusivos, em estoque ou com últimas unidades;
- Focar em melhorar o design, navegação e as funcionalidades gerais da sua loja online. Altas taxas de rejeição (consumidores que visitam apenas uma página e abandonam seu site) geralmente são ligadas a um design pobre e uma navegação ruim.
Uma boa página de produto, que encoraja o consumidor a compra, vai destacar os pontos principais do produto ao mesmo tempo que responde a dúvidas dos consumidores como a data prevista de entrega, valor do frete, detalhes do produto e do porquê comprar, além do botão de adicionar ao carrinho ou salvar o produto em uma lista de desejo para mais tarde.
Taxa de vendas
Adicionar o produto no carrinho é o primeiro passo no processo de venda, após isso é preciso saber quem realmente comprou o produto. Aqui entra a taxa de vendas, mas é possível ver além dos números dessas conversões.
A taxa de vendas é um indicador que não fala apenas sobre quantos consumidores finalizaram uma compra na sua loja, ela também indica a quantidade de carrinhos que foram abandonados. Afinal ela vai de encontro com a taxa de produtos adicionados ao carrinho, fora dela você tem o que foi abandonado.
Também é interessante notar que o tempo que um consumidor fica em um e-commerce pode não estar diretamente relacionado com a taxa de vendas.
No comparativo abaixo de 2019 de um e-commerce podemos ver que consumidores que finalizaram a compra visitaram menos páginas e ficaram menos tempo navegando do que aqueles que não compraram.
Inscrições em newsletter
Nem tudo está perdido quando você não consegue finalizar uma venda. Capturar e-mails é uma das melhores conversões que você pode ter na sua loja, pois ela te conecta com seus consumidores. E-commerces com grandes taxas de conversão de e-mail geralmente focam em:
- Monitorar o comportamento do consumidor para saber quando exibir uma pop-up com uma call-to-action para inscrição na newsletter. Como por exemplo quando o consumidor vai fechar uma janela;
- Oferecer algo de valor, como “se inscreva e ganhe 10% de desconto na primeira compra”.
Você também pode oferecer conteúdo exclusivo e ofertas únicas para atrair consumidores a sua newsletter.
Outras ações
Seguidores em redes sociais, como Facebook e Instagram, podem não ser tão úteis para suas taxas de conversão. No entanto, esses usuários vão ver as suas publicações e eventualmente podem se tornar clientes.
Tudo isso deve ser levado em consideração nas suas ações para aumentar o nível de conversão. Você pode apostar em conteúdo, fazer lives, interagir com os consumidores, downloads e PDFs. Ou seja, tudo o que possa ser parte da jornada de compra do consumidor.
Faça uma análise sobre qual taxa de conversão é mais importante para o seu negócio e trabalhe ações para alcançar o seu objetivo. Por fim, acompanhe o desempenho de cada ação e verifique o que funciona e o que pode ser melhorado.
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Fonte: Practical Ecommerce