O que é um e-commerce sustentável? Conheça essa tendência!

por Shoppub

Hoje em dia, tanto as empresas quanto os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões relacionadas ao meio ambiente e ao futuro do planeta. Mas quando o assunto são as lojas virtuais, você sabe dizer o que é um e-commerce sustentável?

Para te ajudar a solucionar essa questão, vamos falar sobre o conceito e também apresentar as vantagens dessa tendência. E, para encerrar o conteúdo com chave de ouro, vamos compartilhar algumas dicas para colocar essa estratégia em prática.

Aproveite a leitura!

O que caracteriza um e-commerce sustentável?

Em poucas palavras, podemos definir um e-commerce sustentável como um modelo de negócios online que busca reduzir o impacto ambiental de suas atividades.

Na prática, isso significa que as empresas que investem nessa tendência passam a adotar posturas mais responsáveis do ponto de vista socioambiental.

E, como resultado, implementam práticas que visam a utilização dos recursos naturais de maneira consciente, evitando desperdícios e ações que poluam o meio ambiente.

Quais são as principais vantagens de investir nessa tendência?

Vale a pena destacar que o investimento em iniciativas sustentáveis traz benefícios tanto para o futuro do planeta, quanto para o crescimento das próprias empresas. E entre os pontos altos dessa estratégia, podemos destacar:

  • economia de recursos como água e energia, reduzindo também custos e desperdícios;
  • redução da emissão de resíduos e agentes poluentes que prejudicam o ecossistema;
  • melhoria da imagem corporativa frente à concorrência e aumento das vendas;
  • fidelização dos clientes que, cada vez mais, preferem empresas ambientalmente responsáveis.

Como tornar a sua loja virtual mais sustentável?

Agora que já falamos sobre o que é um e-commerce sustentável e apresentamos algumas das vantagens desse formato de loja, vamos às dicas!

Aposte em processos produtivos ecologicamente eficientes

Você provavelmente já ouviu que toda mudança deve começar de dentro para fora, certo? Pois bem, no caso do e-commerce, é possível seguir a mesma dinâmica e começar implementando algumas ações simples, como:

  • utilização de matérias-primas sustentáveis;
  • investimento em equipamentos e maquinários mais econômicos;
  • criação de campanhas internas para motivar a economia de água e energia elétrica;
  • reutilização da água e utilização de energia limpa nos processos;
  • descarte adequado do lixo e outros resíduos.
Utilize embalagens sustentáveis para envio dos produtos

Além de proteger os produtos durante o transporte, as embalagens também são um elemento importante para assegurar processos mais sustentáveis.

A dica é repensar o design como um todo, selecionando matérias-primas recicláveis, e avaliando a quantidade e os materiais utilizados no embalo de cada item.

Estabeleça rotas de logística inteligentes

Com um bom sistema de logística, é possível reduzir significativamente o gasto de combustíveis e a emissão de gases que agravam o efeito estufa.

E para conquistar esse objetivo, as ferramentas de gestão de transporte fazem toda a diferença! Ao buscar rotas mais eficientes, as empresas conseguem diminuir o impacto ambiental e ainda agilizam as entregas para os clientes.

Por fim, outra dica importante para otimizar seus processos e garantir resultados cada vez melhores para seu e-commerce, é contar com as ferramentas da Shoppub. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Artigos Relacionados