Estratégias para aumentar sua lucratividade: Funil de Vendas

Você tem uma empresa e todos os dias pensa em como melhorar seu fluxo de caixa. Afinal, o mercado muda de forma constante e sua empresa precisa se adaptar rapidamente. Você pode utilizar diversas estratégias para atingir seu objetivo e, dependendo de suas escolhas, isso pode levar um tempo. Ter um posicionamento atrativo pode te alçar a patamares elevados em pouco tempo. Isso se sua empresa adotar as ferramentas corretas. E é exatamente este aspecto que vamos abordar neste post. Você já ouviu falar de Funil de Vendas?

Funil de Vendas

De uma forma bem simplificada, o Funil de Vendas funciona como um mecanismo para ‘criar’ clientes. Mostra a jornada do cliente desde o início até o fechamento do negócio. Em outras palavras um Funil de Vendas é um processo que facilita a tomada de decisões em relação ao planejamento e à estrutura da aquisição de clientes. Pode ser compreendido, ainda, como o processo de transformar potenciais leads em clientes fiéis.

Esta poderosa ferramenta auxilia no desempenho do marketing de sua empresa. Sendo assim, é uma estratégia que caminha lado a lado do marketing de conteúdo. É através do Funil de Vendas que as estratégias são reorganizadas para oferecer um conteúdo para cada público ou nicho de mercado de seu interesse.

Você pode estar se perguntando: mas porque um funil? A resposta é simples: imagine poder filtrar o que é mais importante e o que importa para o seu negócio. Refinar o público, por exemplo. Selecionar de forma detalhada o que o estratégico.  Assim funciona o Funil de Vendas. Ao utilizar esta ferramenta sua equipe de marketing seguirá orientada sobre todas as etapas fundamentais que vão conduzir para melhorar a experiência de um cliente potencial – desde a consideração do produto até a fidelidade à marca.

Uma pergunta comum é “Quantas etapas são necessárias para formatar o Funil de Vendas?”. Não há uma resposta padrão; mas nossa sugestão é que você considere alguns pontos importantes nesta estratégia: conhecimento, interesse, decisão e ação. Mas para entender como tudo isso vai funcionar, vamos primeiro fazer um exercício mental.

Entendendo o Funil de Vendas

Conhecimento

Imagine um grande funil.  Na borda de cima você vai reunir todas as informações sobre seus clientes. É o momento em que as pessoas vão interagir com sua empresa e conteúdo. Você vai descobrir as necessidades dos seus clientes. Nesta fase, ainda não será efetivado nenhum negócio por uma série de fatores, mas é a partir desta fase que você vai traçar cenários para conquistar seus clientes.

Nesta etapa do funil podemos investir em estratégias direcionadas. Por exemplo produzir boletins informativos, publicar conteúdos de marketing em redes sociais, impulsionamento de conteúdos, e outras formas para atrair o cliente. É aqui que você falará sobre onde sua empresa está e qual problema ela resolve.

Interesse

Com estas informações passamos para a segunda fase. Agora, temos a chance de manter o foco em temas do nosso interesse; com uma abordagem mais prática junto ao cliente que está em busca de uma solução. Portanto, quanto mais atrativo for o seu negócio, mais chances você terá de conquistar clientes que buscam uma novidade e para sanar sua ‘dor’. Estes conteúdos podem estar na nossa rede como por exemplo, em e-books, artigos ou posts carreteis.

Decisão

O conteúdo do funil vai se estreitando. E é aqui que seu futuro cliente começa a avaliar o mercado fornecedor. Então, essa é a etapa onde você terá que ser certeiro para aquecer o coração e atingir a mente do seu próximo cliente. Seja atrativo: publique depoimentos, vídeos explicando seu produto, coloque à disposição uma central de atendimento para tirar dúvidas. Lance mão de novas estratégias para vencer o jogo!

Ação

Você está prestes a conquistar um novo cliente. Uma vez que ele se sinta seguro e feche o negócio com sua empresa, você deve dar a ele toda a garantia para fidelizá-lo. Mas atenção: após a venda é importante manter o relacionamento com este cliente. Sendo assim, vale deixar sempre este canal de comunicação aberto. Algumas dicas: envie e-mails, faça contato informando sobre novidades, cupons de descontos e promoções. Já falamos sobre isso durante o capítulo de Marketing de Preço! Então, não deixe de consultar estas dicas por lá!

A Shoppub disponibiliza diversas ferramentas para te auxiliar no seu marketing digital e com Funil de Vendas. Portanto, aproveite os nossos recursos!

Fonte: Freepik.

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