Você já ouviu falar nas Forças de Porter? Conhece o impacto que esse modelo de análise organizacional pode trazer para o desempenho do seu e-commerce?
Seja qual for a sua resposta, continue a leitura deste conteúdo. Ao longo dos próximos parágrafos, vamos nos aprofundar nas 5 Forças de Porter e reforçar sua importância para um planejamento de negócios realmente eficiente. Confira!
1. Rivalidade entre os concorrentes
Podemos dizer que essa é uma das forças que mais impactam as lojas virtuais. Afinal, o crescimento da concorrência pode estimular uma alta disputa por melhores preços e por atributos inovadores nos produtos e serviços oferecidos.
Nesse cenário, levam vantagem os e-commerces que seguirem dois passos complementares:
- compreensão ágil das novas demandas e interesses do público;
- investimento em estratégias que fidelizem os clientes atuais e atraiam novos compradores.
2. Ameaça de entrada de novos concorrentes
O surgimento de novos concorrentes pode acender um sinal de alerta perigoso para o desempenho dos negócios. E não é à toa, já que esses recém-chegados vêm cheios de ânimo, novidades e grandes investimentos para conquistar seu espaço no mercado!
E para lidar com essa força de Porter tão poderosa, as lojas que já estão estabelecidas devem estar atentas a aspectos importantes, como:
- construção de uma imagem corporativa de alta qualidade junto aos públicos;
- estabelecimento de políticas de preço realmente competitivas;
- investimento em estratégias de marketing e na criação de diferenciais realmente interessantes e exclusivos;
- adequação às políticas governamentais mais específicas de cada setor;
- atualização das patentes e contratos de exclusividade para a oferta de determinados produtos e serviços.
3. Ameaça de produtos substitutos
Quando falamos em produtos substitutos, estamos falando de toda uma gama de itens que têm o potencial de realizar funções semelhantes. E, quanto maior for o leque de opções, maiores os esforços que as empresas precisarão fazer para garantir a relevância em seus segmentos.
Aqui, vale a pena lembrar que mesmo os concorrentes de outros setores podem começar a investir na produção de produtos similares. Por isso, a dica é ficar sempre de olho nas novas demandas e nas movimentações do mercado como um todo!
4. Poder de negociação dos clientes
Quando existe uma alta oferta de determinados produtos e serviços, os consumidores têm o poder de escolher os melhores preços e os atributos mais atrativos.
Como consequência, esse poder de barganha gera uma pressão para que as organizações reduzam seus valores ou ampliem seus diferenciais para assegurar seu potencial competitivo.
5. Poder de negociação dos fornecedores
Assim como os clientes têm poder de barganha, os fornecedores também podem negociar as condições de transação mais adequadas para seus modelos de negócio.
Dependendo das exigências apresentadas a cada caso, o potencial competitivo dos e-commerces pode acabar sendo prejudicado. Por isso, o segredo é buscar parceiros de confiança, que trabalhem com qualidade, pontualidade nas entregas e valores justos.
E falando em parceiros de confiança, nada melhor do que contar com a Shoppub para driblar os desafios e alavancar seus negócios online. Acesse o nosso site e conheça as soluções que podemos oferecer para sua loja virtual!