A importância do planejamento de marketing para o seu e-commerce

por Shoppub

Já conversamos aqui no blog sobre algumas ferramentas de marketing e sobre como aplica-las dentro do seu e-commerce. Mas hoje, a conversa é sobre a ferramenta antes da ferramenta, ou seja, o planejamento das suas ações de marketing para criar valor para sua marca, fidelizar clientes e impulsionar suas vendas.

Você já sabe que o marketing é a voz da sua empresa. Então é muito importante que a sua mensagem esteja alinhada com as necessidades de seus clientes. Além disso, é necessário considerar o que você precisa para deixar seus clientes cada vez mais satisfeitos. Portanto, ter estratégia é muito importante.

O seu e-commerce está situado na avenida mais movimentada do mundo – A INTERNET. Mas como se destacar no meio de tantas outras empresas? Essa pergunta quem responde é você, mas nós temos algumas dicas para te ajudar a encontrar a resposta perfeita para seu negócio.

Entenda sua empresa

Você já pensou no planejamento estratégico do seu e-commerce? Uma boa ferramenta para iniciar e entender seus pontos fortes e fracos é a matriz SWOT (ou F.O.F.A.) que nos faz pensar nos pontos fortes e frágeis do nosso negócio e elaborar a partir dele nossas ações.

Defina seu público

É importante definir seu nicho e a persona do seu cliente. Essa definição é importante para o planejamento de marketing e suas ações, como por exemplo:

  • Definição de redes sociais de atuação
  • Estratégias de comunicação
  • Uso de aplicativos como WhatsApp e Telegram

Planeje

O Plano de marketing é um guia para as estratégias e ações a serem cumpridas para divulgação da sua empresa. Ele não deve ser um documento engessado, mas algo que pode se adaptar a novos cenários. O plano de marketing pode ser construído com a participação das diversas equipes da empresa.

Esse documento deve trazer orientações para guiar suas ações de marketing. A ideia é que esse documento te responda perguntas como:

A Shoppub disponibiliza diversas ferramentas para te ajudar nesse processo, como por exemplo,  campanhas especiais e ações de relacionamento com o cliente. Então confira mais sobre esse assunto aqui no blog na próxima sexta-feira!

Avalie

Tão importante quanto as outras etapas é o momento de avaliar e compreender o papel desses resultados para o futuro do seu e-commerce. Então, defina indicadores que possam responder às necessidades da sua empresa e os seus objetivos foram alcançados. Esse tipo de ação fornece muito mais que números, elas podem mostrar as necessidades de seus clientes e apontar novas oportunidades de crescimento.

Agora é com você

Ter a visão do todo e saber avaliar e planejar cada passo de sua loja é útil e traz mais crescimento e lucro. O SEBRAE tem alguns cursos gratuitos para te ajudar nessa caminhada, vale a pena conferir! Consulte também o conteúdo que a Rock Content traz.

Aqui apresentamos um resumo para você pensar no planejamento de marketing da sua empresa. Mas nas próximas edições do nosso blog falaremos um pouco mais sobre as ferramentas que lojistas Shoppub tem para auxliar em cada etapa.

Se você já é lojista Shoppub e precisar de qualquer auxílio para aplicar o seu plano de marketing utilizando as nossas ferramentas, você já sabe: conte com o nosso suporte. Mas se você ainda não é lojista Shoppub, que tal conhecer mais sobre o nosso trabalho? Estamos aqui para ver seu e-commerce decolar! Conte com a gente!

Fonte: Freepik.

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