Sabemos que as datas comemorativas possuem um papel importante na movimentação das vendas no e-commerce, e estamos nos aproximando de uma delas, o Dia dos Pais. No ano passado a data se destacou como uma das mais importantes para o comércio eletrônico. Foi registrado um aumento de 12% nas vendas, com um faturamento de R$1,76 bilhão e um tíquete médio de R$441,00.
A expectativa é que esse ano o crescimento seja ainda mais expressivo, com lojas empenhadas em trazer boas promoções e engajar o público nas vendas online. No ano passado as categorias mais buscadas foram Moda e Acessórios, Livros, Telefonia/Celulares, Eletrodomésticos, Cosméticos e Perfumaria, e com a proximidade da data a busca por esses itens deve se intensificar.
Para aproveitar essa oportunidade de venda é necessário planejamento, a seguir destacamos algumas dicas para organizar o seu e-commerce para a data:
Prepare a sua loja
Antes de começar a divulgar as suas promoções é preciso preparar a sua loja para receber os clientes no clima do Dia dos Pais. O apelo visual é importante nas datas comemorativas e se você vai estar com foco total no Dia dos Pais comece mudando os produtos na home da sua loja. Coloque produtos com apelo para a data e trabalhe a identidade visual nos seus banners.
Esse foco na data e no seu público vai deixar seus visitantes interessados em buscar um presente na sua loja.
Promoções
Como parte do planejamento para a data você deve definir que tipo de promoção fará na sua loja. Para o Dia dos Pais você pode criar kits de produtos temáticos e apostar no compre junto com desconto para ajudar no aumento do tíquete médio.
Uma dica é criar páginas de produtos temáticos e fazer sugestões de presentes de acordo com o perfil de cada pai. Por exemplo: presentes para pais modernos, pais esportistas, pais nerds e afins. Dessa forma você ajuda clientes que estiverem indecisos sobre o que comprar.
Divulgação
Onde você irá divulgar suas promoções de Dia dos Pais? Podemos destacar as redes sociais, e-mail marketing, comparadores de preços e links patrocinados como principais escolhas.
Redes Sociais: O poder de segmentação de público em algumas redes, como no Facebook Ads, permite que você atinja as pessoas certas com seus anúncios e tenha um maior engajamento nas redes.
E-mail marketing: continua sendo uma boa opção para divulgar suas promoções para clientes já cadastrados na sua base de dados.
Comparadores de preço: são uma boa oportunidade para trazer clientes que busquem os melhores preços, é interessante investir nessas plataformas caso a sua loja possua os melhores preços em relação a concorrência.
Links patrocinados: Se você quer atingir uma palavra-chave especifica pode ser interessante investir em links patrocinados em mecanismos de busca.
Logística
Tenha uma atenção especial a logística do seu e-commerce, não adianta realizar muitas vendas e não entregar a tempo. Lembre-se que se trata de um presente, e a compra deve chegar antes do dia 13 de agosto. Deixe claro para seus clientes o prazo de entrega para que não ocorram reclamações sobre atraso.
Apesar de ser algo que você deve fazer em todos os pedidos, independentemente da época, a embalagem precisa proteger bem o produto e garantir que ele chegue em segurança ao destino.
Além de envio e embalagem, faça um inventário sobre os seus produtos, tome cuidado para não vender produtos sem estoque, evitando eventuais dores de cabeça com reclamações.
Frete
O frete é um gatilho para a maior parte das desistências de compra no e-commerce, se o seu frete for muito alto a chance de carrinho abandonado é maior.
Sempre possua alguma opção de Frete Grátis para compras acima de determinado valor, isso pode estimular os seus clientes a gastar mais para garantir o frete grátis.
Infraestrutura da loja
Os acessos aumentam consideravelmente durante períodos de datas comemorativas, você deve se certificar que a sua loja não irá sair do ar devido ao aumento nos acessos. Entre em contato com a empresa que fornece a sua plataforma de e-commerce e verifique a capacidade de escalabilidade do seu sistema.
Atendimento
Seus clientes vão querer tirar dúvidas sobre os produtos antes de realizar a compra. Oferecer um chat para conversar com seus clientes pode ser a diferença entre uma compra fechada ou não. O Facebook e as outras redes sociais também podem ser um bom canal de comunicação e atendimento durante esse período, seja respondendo comentários, fazendo posts sobre produtos ou respondendo mensagens diretas.
Além disso, o seu pós venda deve estar preparado para as eventuais trocas após o Dia dos Pais.
Essas são algumas dicas simples do que você pode fazer para melhorar a sua estratégia de vendas para o Dia dos Pais. Algumas delas você pode utilizar sempre no seu e-commerce. Esperamos que tenha gostado, se quiser receber sempre nossa novidades não esqueça de se inscrever na nossa newsletter. Boas vendas!