Comparadores de preço, vale a pena investir?

por Shoppub

Atualmente existe tanta oferta de produtos no e-commerce que, as vezes, fica difícil para o consumidor decidir onde comprar, então ele pesquisa. A pesquisa de preço é uma das partes mais importantes numa jornada de compra, o cliente já sabe que precisa daquele produto mas ainda não sabe onde comprar. Nesse momento muitos clientes recorrem aos comparadores de preço, descobrindo de forma rápida e prática onde aquele item está com o melhor preço. Mas será que vale mesmo a pena um e-commerce investir nesses buscadores?

Comparadores de preço, vale a pena investir?

O que são comparadores de preço?

Os comparadores de preço são sites que permitem que os usuários busquem por preços de um mesmo produto em diferentes lojas virtuais. Esse tipo de serviço se destaca pela facilidade da busca e por mostrar o preço de várias em lojas em uma única página.

 

Não podemos confundir um comparador de preço com marketplaces, para usar esse tipo de serviço você já precisa ter uma loja online. No comparador o cliente pesquisa por um produto e ao clicar no anúncio desejado ele é redirecionado para a loja que está ofertando.

 

O comparador aproxima da loja um cliente que possui grande potencial de finalizar a compra, aumentando as chances de uma venda. Muitos usuários utilizam esse tipo de serviço e é uma boa forma de fortalecer a sua imagem online e se fazer conhecido entre novos clientes.

 

Para o lojista, o investimento de anunciar os seus produtos em um comparador de preço é baseado em CPC ou CPA. O CPC é o Custo Por Clique, onde o lojista paga um valor a cada clique recebido em um de seus anúncios. O CPA é o Custo Por Ação, quando o lojista paga nos casos em que a venda foi efetivada.

 

É importante que o lojista acompanhe as vendas vindas através dos comparadores de preço e faça uma análise sobre o Retorno de Investimento (ROI), só assim será possível mensurar se vale a pena investir nessas ferramentas.

 

Só o preço importa? 

A resposta simples e direta é: não. O cliente está buscando pelo melhor preço, mas isso não quer dizer que ele vá fechar a compra na loja que oferecer o produto mais barato. O menor preço não vai garantir a venda se a sua loja não passar confiança ao cliente.

 

Os produtos devem possuir uma descrição completa, clara e objetiva, falando suas principais características e outras informações. As imagens devem ser de boa qualidade e oferecer a opção de zoom para que o cliente veja os detalhes do produto.

 

A grande questão é, se a sua loja não está completa e bem preparada para receber esse cliente, o seu preço será o menor dos atrativos. Uma loja online que não traz confiança não gera vendas.

 

Ao anunciar seus produtos em um comparador a loja ganha com o fator exposição, você passa a ser conhecido por novos clientes e deve aproveitar essa oportunidade para fixar o seu nome e logo na memória dos clientes.

 

O logo e nome da loja aparecem em destaque? Faça ajustes no seu design se necessário, é uma oportunidade para cliente reconhecer a sua identidade visual.  O comparador aumenta a frequência de visitas na sua loja, aproveite para aumentar a relevância da sua marca.

 

Comparadores de preço, vale a pena investir?

 

Quais as desvantagens?

Podemos dizer que a grande desvantagem dos comparadores de preço é o fato da sua loja aparecer ao lado de outras grandes e renomados lojas online. Porém, essa mesma desvantagem pode ser vista como uma forma de encarar essas lojas de igual para igual.

 

Se a sua loja possuir um preço competitivo e um bom detalhamento de produto, as chances de você conseguir finalizar essa venda são reais.

 

Quais os melhores comparadores de preço?

Existem muitos comparadores no Brasil, selecionamos cinco que consideramos mais relevantes atualmente. Veja abaixo:

 

Google Shopping: O comparador de preço do Google tem como principal característica seu funcionamento em conjunto com o Google Adwords, ou seja, seu anúncio será apresentado com base nas palavras chaves pesquisadas pelo usuário e cadastradas no seu produto. O Google Shopping possui uma forma mais justa de exibir os anúncios na sua página, o ranking é baseado na qualidade e relevância do anúncio e não no fato de qual loja está pagando mais.

 

Buscapé: O Buscapé é um dos comparadores mais famosos no Brasil, é possível anunciar produtos, serviços e assinaturas. Um dos diferenciais do Buscapé é uma funcionalidade que permite que o cliente finalize a compra pelo próprio Buscapé, sem a necessidade de direcionamento para a loja.

 

Bondfaro: O Bondfaro pertence ao mesmo grupo do Buscapé, porém o seu foco é mais voltado para compras. Um dos diferenciais é o fato de exibir opiniões e reviews dos próprios usuários. O Bondfaro oferece opções de filtro na pesquisa, incluindo variações de preço e marca.

 

Zoom: O Zoom tem uma grande preocupação com a qualidade das lojas que anunciam no seu buscador, ele somente exibe lojas com qualificações positivas. Ele também oferece reviews sobre os produtos, possui filtros de busca e histórico de preços.

 

Já Cotei:  O Já Cotei possui um programa de fidelidade de seus usuários, que podem juntar pontos e trocar por milhas. Ele também exibe uma descrição dos produtos, filtros de pesquisa e review dos usuários.

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