O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março, a data surgiu a partir de um discurso do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, sobre os direitos dos consumidores em 15 de março de 1962. O Dia do Consumidor foi reconhecido como uma data internacional pela ONU mais de 20 anos depois desse discurso, com o objetivo de trazer uma reflexão sobre os direitos do consumidor.
Originalmente criado para falar sobre proteção aos direitos do consumidor, atualmente a data é celebrada por muitas lojas que dão “presentes” para os seus consumidores em forma de promoção e descontos.
Como toda promoção, os preços podem ser irresistíveis, e uma data que seria para proteger o consumidor pode se tornar um pesadelo caso a compra seja realizada em uma loja que não respeita o seu clientes.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para aproveitar essa data e realizar as suas compras com segurança:
1 – O site é seguro?
Um dos golpes mais comuns no e-commerce é o do site falso. São sites criados com o intuito de roubar os dados dos usuários e possivelmente o pagamento de uma compra. Muitas vezes esses sites são clones de lojas reais.
Para identificar se o ambiente é seguro procure pelo endereço https:// e o símbolo do cadeado na barra de endereço do seu navegador. Isso significa que aquele site possui certificados de segurança que protegem a sua compra.
2 – Redes públicas
Não use uma rede pública para fazer as suas compras. Da mesma forma que uma rede pública é de fácil acesso para você, ela poderá ser de fácil acesso para um hacker, que poderá roubar os seus dados.
Isso vale tanto para realizar as suas compras como para acessar o seu internet banking. Não utilize computadores de terceiros, lan house ou afins para realizar as suas compras e acessos.
3 – Antivírus
Uma dica básica, mantenha sempre o seu antivírus atualizado, é ele quem literalmente vai te proteger de ataques e impedir que malwares sejam instalados no seu computador.
4 – Compare Preços
Nem sempre aquela oferta fantástica é a melhor opção de compra. Pesquise o preço do produto em várias lojas, compare as condições de entrega e valor do frete.
A pesquisa é parte importante da jornada de compras e vai garantir que você adquira o produto com o melhor custo benefício. Se necessário utilize comparadores de preço.
5 – Pesquise sobre a loja
Vai fazer a sua primeira compra em uma loja e não sabe se ela é de confiança? Pesquise! Confira todos os dados sobre a loja, veja se ela possui CNPJ, endereço físico, telefone para contato e afins.
Visite as redes sociais da loja e verifique se ela possui atualizações regulares e se interage com os usuários. Pesquise em sites como “Reclame Aqui” se a loja possui reclamações e se essas reclamações foram resolvidas. Tanto nas redes sociais quanto no Reclame Aqui é possível ter uma ideia da experiência de compra dos outros usuários, e isso também irá te ajudar a decidir se compra ou não na loja.
6 – Fale com a SAC
Toda loja confiável tem um setor de atendimento ao cliente. O contato para atendimento ao cliente deve ser disponibilizado no site da loja, seja e-mail, telefone ou formulário de contato.
Se você ainda tiver dúvidas sobre a loja entre em contato e tire todas as suas dúvidas, além de analisar a qualidade do atendimento.
7 – Mercado Livre
Compras no Mercado Livre também possuem os seus riscos, e muitas pessoas tem receio de comprar nesse marketplace.
Um dos pontos importantes a serem analisados é a classificação do vendedor. A cada venda realizada o vendedor é avaliado pelos seus clientes, quanto mais avaliações positivas o vendedor tiver mais confiável ele será.
Leia as qualificações enviadas pelos clientes sobre o produto que você quer comprar e use o campo perguntas para tirar as suas dúvidas.
Efetue o seu pagamento com o Mercado Pago, assim a própria plataforma irá assegurar a sua compra e você poderá pedir o dinheiro de volta caso não receba o produto.
8 – Ofertas milagrosas
Toda oferta milagrosa deve ser questionada, principalmente se não for de uma loja conhecida. Se o produto está com um preço muito abaixo do mercado desconfie.
Faça toda a pesquisa sobre a loja antes e se certifique que o site é seguro antes de realizar a compra de um produto com um grande desconto.
9 – Documente tudo
Salve todos os e-mails que registram a sua compra, desde e-mails de contato até a confirmação do pedido. Guarde também o comprovante de pagamento. Todos esses documentos podem servir como prova caso você precise tomar algum tipo de ação referente a loja. Se possível também tire um print screen da página da oferta com o produto que você comprou.
10 – Não gostou? Devolva
Você seguiu todas as dicas, comprou e recebeu o produto. Porém, ao receber percebeu que o produto não era aquilo que você esperava. Entre em contato com a loja e devolva o produto. No e-commerce o consumidor tem até 7 dias corridos para se arrepender de uma compra e devolver um produto sem defeito. Não tenha medo de exercer o seu direito de arrependimento.
Boas compras!