Você já parou para pensar sobre como a personalidade de seus clientes pode afetar seu comportamento de compra?
Pesquisas indicam que nem todas as pessoas compram da mesma maneira. Existem quatro tipos de personalidades que afetam diretamente o comportamento de compra de cada pessoa. Elas são definidas pelo tempo para tomar uma decisão de compra (rápidos ou lentos) e pela forma de pensar (lógicos ou emocionais):
Entender essas personalidades ajuda a definir campanhas para seus clientes. Além disso, também melhora a experiência de compra dos seus clientes. Confira o que cada tipo busca na hora da compra, e também como fazer um anúncio que agrade a todos.
Competitivos
Pessoas competitivas tomam decisões rápidas e lógicas. Sendo assim, eles querem resultados objetivos, não gostam de ler todo o anúncio e sentem que não tem tempo a perder.
Para conquistar esse público, é necessário deixar claro porque o seu produto é melhor que outros. Utilize palavras-chave e destaques, assim como avaliações simplificadas do seu produto e descontos.
Metódicos
As pessoas metódicas também tendem a ser bastante lógicas e pensam bastante antes de comprar. Eles buscam listas e descrições e adoram pesquisar cada detalhe.
Esse público é atraído por um anúncio que deixe claro como o seu produto pode resolver os problemas do cliente. Sendo assim, é importante utilizar listas com informações do seu produto, destacar avaliações de outros clientes e mostrar produtos similares. A chave aqui é informação!
Espontâneos
Quem é espontâneo tende a fazer decisões rápidas e baseadas em emoções. Quem tem essa personalidade tende a comprar por impulso.
Os anúncios que mais atraem as pessoas espontânea deixam claro porque seu produto é a melhor solução para eles nesse momento. Os anúncios precisam incluir títulos atrativos, fotos bonitas, avaliações simplificadas e anúncios complementares com outros produtos. Além disso, os espontâneos são conquistados por um bom serviço de atendimento.
Humanísticos
Quem é humanística precisa de tempo para tomar uma decisão, que leva em conta seu lado emocional. Essas são as pessoas que querem saber mais sobre os valores e missão da sua empresa. Além disso, eles também querem saber o que outros clientes acham da empresa e do produto.
Os anúncios para esse tipo de público precisam deixar claro quem mais usa esse produto e como encontrar mais informações sobre ele. Para eles, o testemunho e avaliação de outros clientes é essencial.
Criando um anúncio eficiente
Claro que não dá para criar um tipo de anúncio para cada tipo de pessoa. No entanto, você pode criar apenas um anúncio como os da Loja Kallucci, uma das parceiras Shoppub.
Cada produto conta com uma descrição inicial curta, com palavras-chave, preço, desconto e avaliação, agradando pessoas competitiva e espontâneas:
Em seguida, a loja oferece uma descrição detalhada sobre o produto e sobre a tecnologia que utiliza. Essas informações agradam em cheio pessoas metódicas e humanísticas.
Além disso, a loja oferece uma seção de dúvidas e de testemunho dos clientes – o que agrada em muito a personalidade humanística. Para ver um anúncio completo, clique aqui.
Resumindo
Conhecer os diferentes tipos de personalidade de compra pode ajudar a entender melhor as campanhas e anúncios que você pode oferecer. Além disso, você melhora a experiência de compra para seus clientes. Isso favorece não apenas mais lucros, como clientes que gostam e confiam no seu trabalho.
Quem é parceiro Shoppub já sabe que pode contar com a nossa plataforma para criar sobre temas e anúncios que conquistem seus clientes. Mas se surgir alguma dúvida, não deixe de procurar nosso suporte. Estamos sempre aqui para te apoiar e crescer contigo!
Fonte: Neil Patel; Freepik.