Também conhecido como order picking, o picking nos e-commerces é uma estratégia que faz toda a diferença para as lojas virtuais. Afinal, quando implementado adequadamente, pode trazer excelentes resultados para as empresas de modo geral.
E neste conteúdo, vamos mergulhar no assunto para te deixar por dentro do funcionamento do picking, com suas modalidades e principais vantagens. Aproveite a leitura!
Saiba mais sobre a dinâmica do picking no varejo online
Independentemente do perfil do e-commerce, o processo de picking é composto por quatro ações primordiais:
- receber os pedidos;
- separar os itens;
- embalar as mercadorias;
- enviar para o endereço de entrega.
É um sistema aparentemente simples, mas que, na prática, exige bastante planejamento e atenção a cada etapa para assegurar que tudo saia como o planejado.
Aqui, o objetivo é sempre garantir que os produtos cheguem corretamente e em tempo hábil a seu destino final, ou seja, as mãos dos consumidores.
Conheça os principais modelos de picking
Para cada perfil de loja existe uma modalidade de picking ideal. E neste tópico, vamos falar mais sobre cada uma delas!
Picking discreto
Nessa primeira opção, um único profissional é responsável por todas as etapas do picking: do recebimento do pedido à separação e envio das encomendas.
É um modelo bastante indicado para lojas menores, pois garante um maior controle das operações. Por outro lado, se as vendas aumentarem, vale a pena considerar uma alterativa mais estruturada.
Picking por onda
No picking por onda, o processamento dos pedidos segue um calendário pré-estabelecido baseado em aspectos como rotas de distribuição e prazos de entrega.
Mas para que esses objetivos sejam cumpridos, é essencial que o seu departamento de logística esteja alinhado à área de vendas, assegurando a eficiência do processo.
Picking por lote
Neste outro modelo, o processo de picking depende de um acúmulo de pedidos recebidos. Assim, os produtos são separados, embalados e enviados de uma única vez.
É uma dinâmica bastante utilizada por empresas que trabalham com demandas menores e que não são classificadas como urgentes. Afinal, ela pode trazer mais praticidade sem prejudicar a qualidade do atendimento.
Picking por zona
Por fim, no picking por zona, os produtos são divididos por categorias e ficam alocados em áreas diferentes dos estoques.
Em e-commerces maiores, essa tática facilita a localização das mercadorias, fazendo com que todo o processo seja mais ágil e eficiente.
Confira as principais vantagens de utilizar o picking nos e-commerces
Além de contribuir com a organização dos espaços destinados ao armazenamento de produtos, o picking traz uma série de benefícios. Entre os pontos altos dessa estratégia, podemos destacar:
- agilidade em todas as etapas, da chegada dos pedidos ao envio das mercadorias;
- otimização do tempo de trabalho e aumento da produtividade dos times;
- melhoria da qualidade do serviço prestado aos clientes;
- redução do risco de falhas e dos custos operacionais.
E agora que já falamos bastante sobre o picking nos e-commerces, temos um convite para você! Confira os outros conteúdos do blog da Shoppub e fique por dentro do que há de mais atual no segmento de varejo online.